Semanas depois da conquista da Medalha de Bronze na Taça do Mundo realizada em Póvoa de Varzim, Ana Sofia Costa foi distinguida pelo Instituto Português de Desporto e Juventude, com o Prémio de Mérito Desportivo 2022/23.
O galardão pretende reconhecer a conquista do Campeonato do Mundo, realizado no Brasil, em dezembro do último ano, sendo este prémio extensível à equipa técnica de Ana Sofia Costa, então composta por Celina Gameiro (parceira de competição) e David Henriques, treinador.
David Henriques, aliás, foi duplamente distinguido: enquanto treinador de Ana Sofia Costa e também pelo seu desempenho no exercício de funções como árbitro em duas competições de elevado prestígio: o Campeonato do Mundo, realizado no Brasil, e o Campeonato da Europa, disputado na Holanda.
A cerimónia de atribuição dos Prémios de Mérito Desportivo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), decorreu na última segunda-feira, 23 de outubro, no Teatro Thalia, em Lisboa.
Segundo a organização, “os galardões celebram o valor e o mérito de êxitos desportivos conquistados nos mais altos patamares desportivos internacionais, por praticantes em regime de alto rendimento na época 2022/2023, que dignificaram o país e inspiram atuais e futuras gerações”.