O Vitória Clube de Santarém vai disputar a Taça Nacional de Futsal, competição destinada aos campeões distritais e regionais para apurar os clubes a promover ao Campeonato Nacional da 3.ª Divisão.
Não reconhecendo o Mação Futebol Clube como campeão distrital, por força da polémica que manchou a edição 2022/23 do campeonato, a Associação de Futebol de Santarém indicou à Federação Portuguesa de Futebol o Vitória de Santarém como emblema a convidar para a disputa da Taça Nacional.
A tomada de decisão motivou críticas do próprio Mação, que reagiu via redes sociais, acusando a Associação de Futebol de Santarém de esconder esta deliberação, nomeando o Vitória sem aviso prévio nem justificação oficial.
“Na passada sexta feira, fomos confrontados por pessoas externas ao clube sobre uma publicação da Associação de Futebol de Portalegre, onde se encontrava a nomeação do Vitória Clube de Santarém para a participação na Taça nacional. Qual não é o nosso espanto que ainda não tinha sido comunicado em nenhum meio oficial”, denuncia o Mação, em comunicado.
O campeão não-reconhecido defende que o representante do distrito na Taça Nacional devia ser a Casa do Benfica da Golegã… ou mesmo os oureenses do GRUDR. “Para ser justo e para serem no mínimo isentos, deviam ter nomeado o 3.º classificado ou então o vencedor da Taça, mas mais uma vez não o foram.”
Os responsáveis do Mação Futebol Clube vão mais longe e criticam quem defende que o clube nunca poderia disputar a Taça Nacional por não cumprir um requisito fundamental. “Para os que dizem que não podíamos subir, informamos que se encontram enganados. O campeão da Associação de futebol de Portalegre também não tem formação e foi nomeado.”
E é também por aqui que a porca torce o rabo, com vários internautas a recuperar outro comunicado emitido pelo Mação, assumindo não estar em condições de disputar a Taça Nacional e defendendo a nomeação do… Vitória de Santarém para o efeito.
“Perante os factos e sabendo o Mação FC que a tradição seria o Campeão Distrital ser designado pela AFS para disputar a Taça Nacional e sabendo que o Mação FC não está em condições de poder participar em Campeonatos Nacionais na próxima época, entende este Clube, para bem do futsal distrital, que deverá ser indicado o VCS para representar o distrito na Taça Nacional”, comunicou o clube, a 8 de maio, semanas antes de dar o dito por não dito.
Alheio à polémica, o Vitória de Santarém vai disputar a Série D da Taça Nacional e até já tem estreia marcada: este sábado, dia 26 de maio, em Portalegre, diante da Casa do Benfica local.