Dois pódios coletivos e quatro individuais fizeram do Clube Desportivo de Espite um emblema em destaque na versão 2023 do Campeonato Nacional de Trail, disputado em Viana do Castelo, no último domingo.
A equipa feminina fechou classificação no 3.º lugar, graças aos desempenhos de Margarida Pestana (12.ª entre as mulheres), Sara Pedrosa (14.ª) e Cátia Santos (19.ª). A formação masculina alcançou resultado idêntico, com António Almeida (4.º da geral), Roberto Baião (9.º) e Pedro Ribeiro (32.º) a assumirem as despesas.
Nas contas individuais, destaque para a subida de António Almeida ao pódio da geral individual. Toni foi 4.º classificado mas tirou partido do regulamento porque que este impede a contabilização dos resultados individuais obtidos por atletas estrangeiros.
Simplificando: 3.º lugar obtido pelo cabo-verdiano Gil Mendes contou para a classificação coletiva do Olímpico Vianense (4.º) mas não entrou nas contas da geral individual, motivando a subida de António Almeida ao pódio do Campeonato Nacional
Para Espite vieram mais três pódios, todos registados nas contas por escalão etário: Margarida Pestana foi 3.ª classificada em F35; Roberto Baião foi 3.º em MSen; e António Almeida voltou ao 1.º lugar, na condição de vencedor em M35.
Fátima Trail Team fecha classificação
Na contagem coletiva, o Desportivo de Espite foi 3.º entre as 36 equipas que conseguiram fechar classificação, apenas atrás de Furfor Running Project e Runners do Demo. O Fátima Trail Team também fechou, pontuando para um 28.º lugar, com os contributos dos seus três atletas mais rápidos: André Reis (104.º), Miguel Bértolo (123.º) e Ricardo Gonçalves (126.º).
Serra D’Aire? Presente!
A secção de trail runnning do Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo Bairrense também esteve representada no Campeonato Nacional de Trail, mais precisamente no sector feminino: Cátia Vieira (23.ª classificada na tabela do género) e Nádia Sousa (66.ª) vestiram a camisola do Serra D’Aire Trail Team.