Leiria vence Oliveirense e cava 8 pontos de avanço sobre rival em zona de playoff

Depois da derrota caseira com o Mafra, a equipa de Vasco Botelho da Costa queria voltar às vitórias e convencer os adeptos. Em noite de serviços mínimos e exibição desinspirada, cumpriu-se o grande objetivo: vencer este adversário direto e deixá-lo em posição de playoff e a 8 pontos de distância

A União Desportiva de Leiria entrava em campo frente à União Desportiva Oliveirense, num não muito confortável 12.º lugar, com 28 pontos, e no rescaldo de uma derrota caseira por 3-2, frente ao Mafra.

Mantendo o 4-4-2 da última partida, Vasco Botelho da Costa promoveu apenas uma alteração fazendo alinhar Leandro Antunes no lugar de Ayongo. Com Lucho e Jordan como homens mais avançados, a equipa do Lis começou o jogo com uma postura dominadora e inaugurou o marcador logo aos 5 minutos.

Numa das suas arrancadas características, Jordan foge à marcação e já sob a linha de fundo, assiste Bryan Róchez de forma perfeita, com o internacional hondurenho o a rematar para o fundo da baliza da Oliveirense.

Depois do golo, a equipa da casa instalou-se no meio campo da formação de Oliveira de Azeméis, com as combinações entre os homens da frente a multiplicarem-se. Não fosse a desinspiração no momento da finalização, o placard podia ter sido dilatado.

Liderado pelo experiente Bura, o setor defensivo revelava uma consistência que permitia à equipa sair a jogar com critério. Com um meio campo muito móvel, os leirienses conseguiam transições ofensivas rápidas, lances de perigo com vários jogadores a projetarem-se na frente, criando muitas dificuldades à defesa contrária.

Numa das várias transições, desta vez pela esquerda e iniciada por Leandro Antunes, Rashaan Fernandes assiste Jordan van der Gaag que, junto à marca de penálti, remata forte e já sem guarda-redes Macedo na baliza, mas com o golo a esbarrar em Vasco Gadelho.

De quando em vez, a Oliveirense conseguia encontrar espaço nas costas da defesa da casa para criar perigo, mas até ao apito final da 1.ª parte não se registou qualquer lance digno de nota junto à baliza de Kieszek.

O intervalo fez bem à turma de Ricardo Chéu que entrou para a 2.ª parte determinada, assumindo desde logo as despesas do jogo, com vários lances de chegada à área da União de Leiria nos primeiros 10 minutos.

Essa pressão obrigava os leirienses a recuar as suas linhas o que, inevitavelmente, provocava alguma desconexão entre os blocos e obrigava a equipa a jogar mal. A perceber essa dinâmica, aos 63 minutos, Vasco Botelho da Costa faz entrar Brenner e Diogo Amado para os lugares de Cuca e Rashaan.

Numa altura em que a Oliveirense estava por cima, a União de Leiria chega mesmo a marcar o 2-0. Ouattara, em jogada individual pela direita, assiste Brenner que, livre de marcação, só teve de encostar para o fundo da baliza de Nuno Macedo.

No entanto, após comunicação com o VAR, Halim Shirzard assinalou posição irregular de Brenner, devolvendo o 1-0 ao marcador. O golo anulado galvanizou momentaneamente a União de Leiria, que beneficiou também da entrada de Brenner para o setor ofensivo.

No entanto, as várias alterações promovidas pelo técnico da Oliveirense trouxeram uma nova alma à sua equipa. Mais gente no corredor central e mais rapidez nas alas, desmontavam as linhas defensivas de Leiria e provocavam cada vez mais perigo junto à baliza de Kieszek.

Atento, Vasco Botelho da Costa decide reforçar o setor defensivo e faz duas substituições, colocando mais um central em jogo: Lystsov. O treinador abdicou de Jordan e Leandro, compensando com Arsénio na frente.

Os último minutos foram de muita aflição para a equipa da casa, com vários lances de perigo junto à baliza do Leiria. Valeu Kieszek a negar por várias vezes o golo do empate.

O plantel da União de Leiria dedicou a vitória a Babanco, internacional cabo-verdiano que “sofreu uma hemorragia subaracnodea” durante um treino realizado ao longo da semana, retrocedendo na recuperação a uma ligamentoplastia realizada na sequência de uma lesão sofrida ainda na temporada passada

Os guardiões do castelo sofreram a bom sofrer até ao fim, para segurar a vantagem mínima que lhes conferiu os 3 pontos. 
Com este resultado, os leirienses sobem provisoriamente ao 11.° lugar da Liga, podendo ainda cair um lugar nesta ronda, se o Vilaverdense não conseguir travar o Porto ‘B’.

Com 31 pontos, a União de Leiria deu um passo muito importante rumo à manutenção na Liga 2, já que esta vitória permitiu aumentar a distância perante (pelo menos) este adversário direto. A Oliveirense mantém-se no lugar de playoff, mas agora 8 pontos atrás dos leirienses, que assim respiram com maior tranquilidade.

Numa noite de condições meteorológicas adversas, com muita chuva e frio, merece especial destaque a assistência de 3155 espectadores no Magalhães Pessoa, num constante apoio à equipa da casa.

Jordan van der Gaag foi eleito o Homem do Jogo

 

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais notícias