O Campeonato Nacional de Tiro de Caça terminou no último domingo, com (mais) uma vitória coletiva do Juventude Ouriense, anfitrião da derradeira etapa deste circuito.
Nas imediações do Pavilhão Municipal do Caneiro, levaram a melhor os arqueiros e besteiros da casa, numa prova marcada pela presença de 64 atletas em representação de nove clubes.
Além da vitória coletiva, sobressaíram os sete lugares de pódio conquistados por atletas do Juventude Ouriense.
Francisco Pereira e Tomás Silva foram 2.º e 3.º classificados na prova com Arco Recurvo para adultos masculinos. Com a mesma arma, Célia Jorge foi 2.ª colocada entre juniores femininas.
A competir com arco Longbow, também se destacaram Telma Marta e Patrícia Silva, 2.ª e 3.ª entre adultas. Resultados semelhantes, obtiveram Sérgio Poupado e Luís Neves, entre adultos.
Adélio Silva, Diogo Prazeres, Carlos Mogas, Paulo Almeida, Mário Gil, Pedro Costa, e Bruno Ribeiro também vestiram a camisola do Juventude Ouriense nesta prova, contribuindo igualmente para a vitória coletiva dos azuis no encerramento da temporada do Campeonato Nacional de Tiro com Caça.
Realizada no espaço exterior do pavilhão, esta competição envolveu 14 alvos com figuras de animais em 3D, colocados a distâncias desconhecidas, que podiam ir dos 10 aos 54 metros.
Conforme explicou a organização, “os arqueiros tinham três marcas de tiro em aproximação ao alvo nas distâncias mais longas, e disparavam o primeiro tiro da estaca mais afastada. Só atiravam a segunda flecha (da segunda estaca), caso a primeira tivesse falhado o objetivo, e ainda dispunham de uma terceira oportunidade para acertar no alvo atirando da estaca mais próxima do alvo. Tratando-se de uma prova à melhor de três flechas, quando pontuassem, já não atiravam as restantes flechas. Nos alvos colocados a distâncias mais curtas, os arqueiros apenas dispunham de uma marca de tiro, disparando sempre na mesma posição”.