A União fez a força… nos penáltis. Kieszek foi decisivo, num triunfo construído à base da coesão do coletivo
Noventa minutos de nervos e uma sequência de penáltis de cortar a respiração. A União Desportiva de Leiria ditou leis na Invicta, eliminando o Boavista Futebol Clube, em pleno Estádio do Bessa.
Foi preciso esperar pelo desempate por penáltis para conhecer o vencedor, depois de 90 minutos sem golos, nem adeptos por força da sanção imposta ao clube da casa.
A equipa da casa foi a primeira a avançar para a lotaria, mas a taluda saiu aos visitantes. Pawel Kieszek, antigo guardião de Vitória de Setúbal, Futebol Clube do Porto e Sporting de Braga, por exemplo, mostrou, aos 39 anos, que a idade é um posto.
Ilija Vukotic que o diga. O primeiro boavisteiro a tentar a sorte… deu-se mal. Bura não facilitou e colocou a União na frente (0-1).
Miguel Reisinho marcou para os da casa (1-1); Marco Baixinho devolveu a vantagem aos leirienses (1-2). Tiago Morais manteve o xadrez em jogo (2-2); mas Pedro Empis não facilitou (2-3); Rodrigo Abascal sacudiu a pressão (3-3); Zié Ouattara manteve a distância de segurança (3-4).
No quinto penálti, Pedro Malheiro marcou para o Boavista (4-4) e ficou a torcer por um deslize de Leandro Silva. O capitão leiriense teve a vitória na bota… mas falhou a sua tentativa.
O Boavista ganhou moral mas Kieszek depressa deu um pontapé nas aspirações da pantera. O guardião polaco travou a tentativa de Seba Pérez e recolocou o triunfo nas mãos de Afonso Valente. No pé direito, melhor escrevendo. Cinco a quatro para a União de Leiria, terceira vitória da história em casa do Boavista e qualificação garantida para a próxima fase.
A União de Leiria vai defrontar outro histórico do futebol português, neste caso, o Nacional da Madeira, num duelo agendado para o próximo domingo, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, a partir das 15h30.
O emblema da Choupana eliminou o Futebol Clube de Penafiel, também nas grandes penalidades e igualmente depois de um nulo no tempo regulamentar: 5-3 para a formação da casa.