Tudo ou nada. Mata-mata. Vida ou morte. Ganhar ou morrer. Com maior ou menor dose de dramatismo, eis o Clube Atlético Ouriense à beira de mais um momento crucial em 74 anos de história.
A equipa sénior feminina prepara-se para enfrentar o Playoff da Liga BPI, a última tábua de salvação para um emblema outrora bicampeão nacional da 1.ª Divisão.
É ganhar ou ganhar, sob pena de baixar de escalão, perder receitas e hipotecar o futuro do clube, tal e qual o conhecemos à data de hoje.
As oureenses vão medir forças com o Gil Vicente Futebol Clube, emblema com história no futebol português, mas sem comparação possível com o palmarés atingido pelo Atlético no sector feminino.
Neste contexto, vantagem para Ourém. Além de bicampeão nacional (2012/13 e 2013/14) o Atlético também já conquistou a Taça de Portugal (2013/14).
No confronto direto, supremacia total para a formação da Caridade, que venceu os dois confrontos com as gilistas, ambos na temporada passada: 2-1 em Ourém; 3-0 em Barcelos.
Ao contrário das edições mais recentes, o playoff envolve apenas quatro equipas, que não se cruzam entre si. Há duas finais e só os vencedores de cada uma terão lugar na versão 2023/24 da Liga BPI.
Além de Atlético e Gil Vicente, há mais dois clubes condenados à angústia desta eliminatória.
O Marítimo, arrastado pelas oureenses à força de uma derrota na Caridade, e o Futebol Benfica, que tenta regressar ao escalão máximo, agora pela mão do oureense João Gonçalves.
Este playoff é de manutenção para Atlético ou Marítimo, mas também pode ser de promoção para Gil Vicente ou Futebol Benfica.
Em contraste com a má época protagonizada por oureenses e madeirenses no escalão máximo, barcelenses e lisboetas tentam a subida, como prémio para uma temporada francamente positiva no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão.
Os jogos da 1.ª mão decorrem entre sábado e domingo, ambos com pontapé de saída agendado para as 11 horas.
Amanhã, o Atlético joga em casa, na esperança de ganhar avanço perante uma equipa moralizada pela hipótese de regressar à elite do futebol feminino.
Domingo, o Futebol Benfica visita o Marítimo, fazendo fé nas capacidades de um treinador oureense empenhado em trazer o histórico Fofó ao convívio dos grandes.