Tudo em aberto! O Vasco da Gama perdeu a 1.ª mão das meias-finais da Taça Nacional de Promoção, mas continua com boas hipóteses de atingir a grande final desta competição.
O Sport Clube de Rio Tinto fez valer a condição de visitado, derrotando as oureenses no primeiro embate integrado no duplo confronto entre dois dos quatro semifinalistas da Taça Nacional.
As pupilas de André Pereira aguentaram o nulo até aos 85 minutos, momento em que as portuenses ganharam vantagem, à força de uma grande penalidade devidamente convertida por Leonor Granja.
O duelo da 2.ª mão acontece no próximo domingo, às 16 horas, no Parque de Jogos de Boleiros-Maxieira. O Vasco da Gama está obrigado a vencer para anular a vantagem do Sport Clube de Rio Tinto.
A vitória oureense por um golo de diferença, força o desempate, via prolongamento e penaltis, se a igualdade persistir. O triunfo por dois ou mais golos de vantagem, garante um lugar na final da Taça Nacional. O empate ou a derrota, ditam o fim do sonho do Vasco da Gama.
Na outra meia-final, o Grupo Desportivo Os Vidreiros ‘dispensou’ a 2.ª mão, ao golear as algarvias do Futebol Clube de Ferreiras: 6-0 no Campo do Tojal, tornam a visita ao Estádio da Nora, num verdadeiro passeio alegre para a formação da Marinha Grande.
Tal como o Derby noticiou oportunamente, a Taça Nacional de Promoção traduz-se numa competição destinada às equipas que não conseguiram qualificar-se para a Fase de Apuramento do Campeão Nacional da 3.ª Divisão.
Ao contrário do que o nome sugere, esta prova não promove qualquer equipa à 2.ª Nacional. Não deixa, contudo, de ser um troféu com a chancela da Federação Portuguesa de Futebol, com prestígio suficiente para enriquecer o palmarés dos clubes que a disputam.