O União Futebol Comércio e Indústria de Tomar conquistou o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Santarém, confirmando o regresso aos escalões nacionais, um quarto de século depois da última presença a este nível.
Os nabantinos lideraram a prova praticamente de início ao fim, mas precisaram de vencer o último duelo para confirmar o título e a subida.
A vitória teve influência oureense, com Leandro Filipe e Quim Zé às ordens de Marco Marques, antigo treinador do Centro de Cultura e Desporto de Caxarias.
Natural do Cercal e com passagens por Centro Desportivo de Fátima e Clube Atlético Ouriense, Leandro Filipe abriu o caminho do triunfo decisivo sobre a Associação Desportiva de Mação.
Este oureense fez o 7.º golo da temporada (30 jogos), aos 17 minutos, para delírio da multidão que encheu o Municipal António Fortes e viu o União carimbar a conquista com golo de Wemerson a abrir a 2.ª parte.

Quim Zé esteve igualmente entre os jogadores mais influentes do novo campeão. Com formação entre Centro Desportivo de Fátima e Vasco da Gama, também representou a equipa principal do Clube Atlético Ouriense. Foi titular no jogo do título, fechando a temporada com 32 jogos e 6 golos pelo União de Tomar.
Fábio Luzio (17 jogos), antigo jogador de Atlético e Fátima, também contribuiu para a conquista tomarense.
Vinte e cinco anos depois, o União de Tomar sobe aos nacionais pela mão de Marco Marques, antigo treinador do Centro de Cultura e Desporto de Caxarias, que também foi campeão pelos tomarenses na temporada 1997/98, mas enquanto jogador.

O União fechou a prova com os mesmos 68 pontos do Clube Desportivo Amiense, mas em vantagem no confronto direto, resultante do somatória dos duelos realizados entre as duas formações: 4-0 para o União, em Tomar: 2-0 para o Amiense, em Amiais de Baixo.
Ao vencer o Clube Desportivo de Torres Novas na derradeira jornada (2-0), o Amiense manteve a pressão sobre o União e garantiu a vantagem de 1 ponto sobre a Associação Desportiva Fazendense.
Apesar da goleada sobre o Clube Desportivo Salvaterrense (2-0), o emblema de Fazendas de Almeirim falha a qualificação para a próxima edição da Taça de Portugal, privilégio concedido apenas aos dois primeiros classificados (e ao vencedor da Taça do Ribatejo cuja final será disputada por Torres Novas e Alcanenense).

Centro Desportivo de Fátima (7.º) e Clube Atlético Ouriense (12.º) garantiram a manutenção no escalão principal, cumprindo um objetivo comum aos dois representantes do Concelho de Ourém no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Santarém.