O União Futebol Comércio e Indústria de Tomar conquistou o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Santarém, confirmando o regresso aos escalões nacionais, um quarto de século depois da última presença a este nível.

Os nabantinos lideraram a prova praticamente de início ao fim, mas precisaram de vencer o último duelo para confirmar o título e a subida.

A vitória teve influência oureense, com Leandro Filipe e Quim Zé às ordens de Marco Marques, antigo treinador do Centro de Cultura e Desporto de Caxarias.

Natural do Cercal e com passagens por Centro Desportivo de Fátima e Clube Atlético Ouriense, Leandro Filipe abriu o caminho do triunfo decisivo sobre a Associação Desportiva de Mação.

Este oureense fez o 7.º golo da temporada (30 jogos), aos 17 minutos, para delírio da multidão que encheu o Municipal António Fortes e viu o União carimbar a conquista com golo de Wemerson a abrir a 2.ª parte.

Leandro Filipe fez o primeiro golo do jogo do título

Quim Zé esteve igualmente entre os jogadores mais influentes do novo campeão. Com formação entre Centro Desportivo de Fátima e Vasco da Gama, também representou a equipa principal do Clube Atlético Ouriense. Foi titular no jogo do título, fechando a temporada com 32 jogos e 6 golos pelo União de Tomar.

Fábio Luzio (17 jogos), antigo jogador de Atlético e Fátima, também contribuiu para a conquista tomarense.

Vinte e cinco anos depois, o União de Tomar sobe aos nacionais pela mão de Marco Marques, antigo treinador do Centro de Cultura e Desporto de Caxarias, que também foi campeão pelos tomarenses na temporada 1997/98, mas enquanto jogador.

Quim Zé também foi decisivo na conquista do troféu

O União fechou a prova com os mesmos 68 pontos do Clube Desportivo Amiense, mas em vantagem no confronto direto, resultante do somatória dos duelos realizados entre as duas formações: 4-0 para o União, em Tomar: 2-0 para o Amiense, em Amiais de Baixo.

Ao vencer o Clube Desportivo de Torres Novas na derradeira jornada (2-0), o Amiense manteve a pressão sobre o União e garantiu a vantagem de 1 ponto sobre a Associação Desportiva Fazendense.

Apesar da goleada sobre o Clube Desportivo Salvaterrense (2-0), o emblema de Fazendas de Almeirim falha a qualificação para a próxima edição da Taça de Portugal, privilégio concedido apenas aos dois primeiros classificados (e ao vencedor da Taça do Ribatejo cuja final será disputada por Torres Novas e Alcanenense).

Marco Marques voltou a ser campeão pelo União, 25 anos depois da conquista como jogador © João Flores

Centro Desportivo de Fátima (7.º) e Clube Atlético Ouriense (12.º) garantiram a manutenção no escalão principal, cumprindo um objetivo comum aos dois representantes do Concelho de Ourém no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Santarém.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *