Clubes do Concelho de Ourém vão unir-se para criar potência desportiva

É uma notícia bombástica, um exclusivo Derby ao qual tivemos acesso por vias que o código deontológico nos impede de revelar. Há acordo total para que alguns dos principais clubes do Concelho se fundam num só!

O Derby sabe que há vários clubes oureenses com pré-acordo assinado para uma fusão cujo objetivo passa pela criação de uma verdadeira potência desportiva. Associação de Cultura e Desporto de Vale Travesso, Centro de Cultura e Desporto de Caxarias, Grupo Desportivo da Ribeira do Fárrio, Juventude Ouriense, estão decididos a abdicar das respetivas equipas e renunciar às competições em que participam, com efeitos imediatos a partir da próxima temporada.

Clube Atlético Ouriense e Centro Desportivo de Fátima estarão fora deste acordo, pelo menos nesta altura do campeonato. Grupo Desportivo e Cultural de Seiça, Montamora Sport Clube e Vasco da Gama estão entre os vários clubes que terão pedido mais tempo para analisar a viabilidade deste projeto.

O Juventude Ouriense terá aceitado ceder os direitos desportivos sobre a equipa sénior feminina de futsal

Os clubes em causa cederam à pressão de entidades privadas e respetivos investidores, chegando a acordo para a fusão de todos os emblemas num só. Empenhada em promover a prática desportiva, a Câmara Municipal de Ourém é parte interessada, uma vez que a autarquia vê com bons olhos todos os projetos que afirmem  o Concelho à escala nacional e internacional.

O nosso jornal sabe, aliás, que já há contactos avançados no sentido de definir os órgãos sociais desta nova potência desportiva. Os promotores desta intenção entendem que os vários clubes devem designar um responsável para integrar a direção do novo clube.

O primeiro passo será reunir em assembleia geral constituinte para formalizar a fundação do clube e a nomeação dos corpos dirigentes. Depois, virá o tempo de outro passo verdadeiramente decisivo: a criação de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD), que vai gerir toda a atividade do novo clube, passando a deter direitos económicos e desportivos sobre o mesmo.

Fundo de investimento quer maioria da SAD
A este propósito, o Derby sabe também que há um grande consórcio internacional interessado em adquirir a maioria do capital da SAD. Trata-se do ‘April Fools’, um fundo de investimento irlandês, liderado por John Liar Inocêncio, um magnata descendente de oureenses que fizeram fortuna com a venda de água do Agroal às maiores farmacêuticas mundiais.

O ‘April Fools’ tem vindo a reforçar a sua presença no nosso território, com ações que têm passado despercebidas aos olhos da imprensa generalista oureense. Um exemplo? Está a negociar a compra da propriedade do Castelo de Ourém com a Casa de Bragança, depois de já ter adquirido uma percentagem significativa dos direitos económicos sobre as celebrações do 13 de maio na Cova da Iria.

Atlético e Fátima torcem o nariz à ideia de se fundirem no mesmo clube. Por enquanto…

O Derby apurou que os clubes envolvidos vão voltar a reunir em breve, com o intuito de definirem o nome do novo emblema. Estando vários em cima da mesa, ganhou força a hipótese Ourém United Fools, por congregar a união entre clubes fundadores, bem como os nomes do Concelho, do fundo de investimento e do mote desta notícia.

Extinção de clubes históricos
Atletismo, basquetebol, futebol, futsal, hóquei em patins, ténis de mesa, tiro com arco e trail runnning são modalidades garantidas no novo emblema. Para tal, os clubes existentes já concordaram em desistir de todas as provas e entregar o material desportivo na Câmara Municipal para que este possa ser entregue ao novo emblema. Mais: todos os clubes que aceitarem integrar o novo projeto, terão de cessar a sua atividade com efeitos imediatos, para que o Ourém United reúna apoio total de toda a população do Concelho.

Novo estádio em equação
Um dos grandes entraves para este acordo passa precisamente pela localização, com as cidades de Ourém e Fátima à cabeça. A Câmara Municipal quer fixar o futebol em Fátima, aproveitando o Estádio Municipal Papa Francisco, bem como o novo complexo desportivo projetado para o efeito, com mais campos relvados nas imediações do atual.

O futsal deverá ficar sediado na Freixianda, mas a Câmara Municipal vai mesmo avançar com a construção do Palácio dos Desportos em Ourém, que resultará da remodelação do atual Centro Municipal de Exposições. Assim que o mesmo for inaugurado, passará a acolher também o ténis de mesa, através da criação de uma sala com todas as condições para o efeito.

Atualização a qualquer momento 
A notícia da criação de uma nova potência desportiva estava guardada no segredo dos deuses, mas o elevado número de pessoas envolvidas abriu caminho a uma fuga de informação. Este domingo, dia 2, o Derby estará em condições de lhe contar tudo sobre um projeto que nunca existiu.

Partilhar

One thought on “Clubes do Concelho de Ourém vão unir-se para criar potência desportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais notícias