Juntos pela inclusão e pela diversidade. Contra a homofobia e qualquer outro tipo de preconceito. O Clube Atlético Ouriense reforçou o seu empenho na transmissão e difusão dos valores associados à prática desportiva, numa iniciativa transversal a todas as equipas e a todos os atletas que representam uma das instituições mais antigas e respeitadas do nosso Concelho.
“Vários são os valores que todos aqueles que fazem parte do Clube Atlético Ouriense, devem procurar respeitar em todos os momentos das nossas vidas. Valores como cooperação, igualdade, respeito, solidariedade, liberdade, inclusão, verdade, companheirismo, entre outros, são a imagem daqueles que defendem as nossas cores”, justifica o clube, numa nota enviada à redação do nosso jornal.
Acompanhando ao vivo todas as incidências do Derby de Ourém que opôs o Atlético ao Centro Desportivo de Fátima, saltou à vista o colorido patente na braçadeira do capitão Dino Martins. Foi a primeira vez que a equipa sénior masculina aderiu a esta iniciativa.
No mesmo dia, Jéssica Pastilha capitã da equipa sénior feminina, envergou uma braçadeira idêntica no duelo com o Valadares Gaia. Neste mesmo fim de semana, a ação estendeu-se às equipas que representam o clube no escalão de formação.
A iniciativa integra-se na candidatura à Bandeira da Ética, ajustando-se na perfeição ao refrão do hino do clube. “Sempre em frente, meu Clube Atlético, o teu porte ético é um baluarte”, canta a icónica Lelita, pela letra de Graziela Vieira, com música de Jorge Gonçalves.
“O nosso Clube pretende concorrer à Bandeira da Ética, demonstrando que utiliza o desporto como potente ferramenta de desenvolvimento humano e espaço privilegiado para a transmissão de valores éticos”, justificam os responsáveis por esta candidatura.
O Atlético Ouriense recorda ainda o facto de ser o terceiro clube como mais atletas inscritos nas competições da Associação de Futebol de Santarém, para assumir as suas responsabilidades enquanto instituição formadora de jovens do presente e homens do futuro.
Tal como o Derby noticiou, Ourém é o Concelho com mais praticantes federados, sendo que o Atlético só fica atrás de Académica de Santarém e CADE.