A Associação de Futebol de Santarém (AFS) fechou o ano com uma revelação esclarecedora: o Concelho de Ourém é o território com mais praticantes inscritos no organismo que tutela as competições federadas de futebol, futebol de praia e futsal.
Os clubes oureenses inscreveram um total de 1178 praticantes na temporada 2022/23, um número que vai aumentar uma vez que a época ainda vai a meio. É a maior fatia dos 8.062 atletas registados na AFS até ao final do ano que agora terminou. Mais próximo de Ourém, só o Concelho-sede do Distrito: Santarém conta 1.146 praticantes no total das três modalidades em questão.
A relevância destes números não passou indiferente às entidades locais. O Presidente da Câmara Municipal de Ourém fez questão de assinalar esta evidência estatística, destacando a pujança do Concelho, neste e noutros sectores da sociedade.
“É com grande satisfação que verifico que o nosso Concelho tem o maior número de praticantes, o que nunca tinha acontecido. Este, e depois dos números que publiquei, é mais um sinal do crescimento sustentado, que o Concelho tem vindo a registar, e que muito me apraz registar”, vincou Luís Miguel Albuquerque, que vinha realçando a preponderância de Ourém no contexto empresarial e social, em declarações disponíveis aqui.
O Clube Atlético Ouriense é o terceiro emblema com mais atletas inscritos, sendo mesmo o n.º 1 a nível concelhio. Aliás, três dos cinco clubes com mais praticantes são… oureenses. O Atlético conta 279, seguindo-se o Centro Desportivo de Fátima com 272 e o Vasco da Gama com 236. Com maior número do que estes três clubes, só mesmo a Académica de Santarém (339) e o CADE (328).
A contagem contempla as três modalidades tuteladas pela AFS, mas estes cinco primeiros dedicam-se exclusivamente ao futebol, facto que não os impede de liderar a tabela geral desta contagem. Para o sucesso de Ourém, contribuem igualmente os restantes emblemas oureenses inscritos na AFS: Associação de Cultura e Desporto de Vale Travesso, Centro de Cultura e Desporto de Caxarias, Centro Desportivo Social Cultural de Cercal Vales e Ninho, Clube Desportivo Vilarense, Grupo Desportivo da Ribeira do Fárrio (GRUDER) e Juventude Ouriense.
Os dados revelados no final de dezembro também permitem outra conclusão relevante: o GRUDER é o 8.º clube do Distrito com mais praticantes inscritos nas provas de futsal, sendo o único emblema oureense no Top 10 da modalidade.