Praticamente um mês depois do último jogo no Campeonato e três semanas após a eliminação na Taça de Portugal, a equipa sénior feminina do Clube Atlético Ouriense prepara o regresso à competição, ultimando detalhes na estratégia traçada para defrontar o Damaiense.
A turma de César Matias já voltou aos treinos e tem realizado jogos particulares, sempre com o duelo de domingo na mira, como ponto de partida para a segunda metade da temporada.
A primeira metade de 2023 será de luta. Uma guerra recheada de batalhas, com um só objetivo: garantir a permanência no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão. Pela via regular ou pelo playoff, o que interessa é assegurar um lugar entre a elite do futebol feminino português.
A começar o ano, o Atlético recebe o Damaiense, no próximo domingo, às 15 horas. Trata-se da equipa-sensação da 1.ª Divisão Nacional, atualmente no 4.º lugar, à frente do Sporting e apenas atrás de Benfica, Braga e Famalicão.
O Damaiense não perde há quatro jornadas e a única derrota consentida aconteceu diante do Benfica (6-1). Em contraste, o Atlético soma apenas uma vitória no Campeonato e não ganha há cinco jornadas, desde o triunfo em casa do Amora, ainda sob o comando de Mário Ferreira, no primeiro jogo após a saída de Marco Ramos.
Há atenuantes, no entanto. As quatro derrotas no Campeonato aconteceram contra as únicas equipas profissionais a competir neste escalão (Benfica, Braga, Famalicão e Sporting). Nos duelos contra concorrentes diretos na luta pela manutenção, as oureenses não ganharam… mas também não perderam, empatando com Albergaria, Vilaverdense, Valadares Gaia e Torreense.
Com 9 jornadas disputadas, a Liga BPI encaminha-se para o final da 1.ª volta, que acontece já na próxima ronda, com a visita do Atlético Ouriense ao Marítimo.
As oureenses somam apenas 7 pontos e estão na 10.ª e antepenúltima posição, embora estejam a apenas 4 pontos do 6.º lugar.
As próximas jornadas serão decisivas para começar a definir a classificação final da Fase Regular. E há Sporting (fora) e Braga (casa) no caminho do Atlético, logo a seguir à visita à Madeira.