Mais de um dia sempre em movimento, quase 26 horas à roda de um circuito, cerca de 175… quilómetros e uma missão cumprida com sucesso: André Pereira garantiu a qualificação para a Final Mundial de Backyard Ultra, em representação da Seleção Nacional de Portugal.
O atleta do Fátima Trail Team foi 5.º classificado da geral do Feirense Backyard Ultra, uma das cinco provas de apuramento para a Final Mundial. Ao ultrapassar a fasquia das 25 voltas obtidas na etapa de Proença-a-Nova, em abril deste ano, o oureense assegurou um lugar entre a elite mundial.
O Backyard Ultra é um circuito baseado num conceito norte-americano, em estreia absoluta no nosso país, que sujeita os atletas à obrigação de completarem uma volta a circuito de aproximadamente 6 km, no máximo de 60 minutos. Isto num sistema de ‘bota fora’, uma vez que os concorrentes vão sendo eliminados à medida em que ultrapassam a fasquia de uma volta no máximo de uma hora.
Em Santa Maria da Feira, André Pereira resistiu até às 26 voltas, totalizando 174,33 km sempre em movimento, ao longo de 25h51m13s. O vencedor, Hugo Alves (GD Mata), só parou nas 28 voltas, ao cabo de 27h45m21s.
A Final Mundial de Backyard Ultra está marcada para 15 de outubro, em Proença-a-Nova, contando com a presença de atletas e seleções de todo o Mundo. Natural de Toucinhos, Alburitel, André Pereira é um dos 20 atletas selecionados para representar Portugal.