O único atleta olímpico da história do Concelho de Ourém trocou (momentaneamente) os trilhos pela estrada e foi o mais rápido a subir à Torre no Grandfondo Serra da Estrela 2022.
David Rosa foi o grande vencedor desta prova, aberta a todos os apaixonados pelo ciclismo, ideal para “terminar uns dias duros e variar de ares”, segundo explicou o próprio fatimense aos seus seguidores, na véspera do Grandfondo Serra da Estrela.
O fatimense tornou-se no melhor entre um pelotão com 250 corredores, cortando a meta ao final de 5h06m59s, com 1m46 de avanço para o segundo classificado.
A 7.ª edição do Grandfondo Serra da Estrela realizou-se no último domingo, numa tirada única com 174 quilómetros de extensão e 4600 metros de desnível positivo. Com partida em Seia, a jornada incluiu passagens por Vide, Pedras Lavradas, Loriga, Adamastor, Lagoa Comprida, Sabugueiro, Penhas Douradas e Manteigas, antes da mítica chegada à Torre, no ponto mais alto de Portugal Continental.
Com partida em Seia e chegada à mítica Torre, esta etapa recria alguns dos melhores momentos da história da Volta a Portugal em Bicicleta, “oferecendo a oportunidade para todos os praticantes e amantes de ciclismo de viverem por dentro as emoções e o desafio das etapas de alta montanha, no único destino com estas características em Portugal”, segundo a organização.
David Rosa tem 35 anos e é natural de Fátima. Especialista em Cross Country, é o único atleta olímpico oureense, contando participações nos Jogos Olímpicos de Londres (2012) e do Rio de Janeiro (2016), já tendo assumido publicamente o objetivo de alcançar a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris (2024).