Tal como o Derby noticiou, André Gonçalves aproveitou a passagem do Campeonato de Espanha de Velocidade pelo Estoril, para se inscrever e evoluir competindo entre alguns dos melhores pilotos do Mundo.
Os resultados, esses, comprovam o sucesso desta aposta. “Foi uma experiência incrível e consegui evoluir em vários pontos”, declarou o piloto oureense, resumindo um fim de semana intenso.
“Na Corrida 1, terminei na posição em que arranquei, e ao longo da corrida tive um grande disputa com outro piloto português, até que acabei por perder para ele com a chegada de pilotos mais rápidos na última volta”, recorda, lembrando a penalização que sofreu e que acabou por (também condicionar) o dia seguinte.
“No final da Corrida 1, fui chamado à torre para ser informado que, na Corrida 2, tinha que fazer uma ‘long lap’, porque possivelmente tinha interferido no ritmo de outros pilotos, o que achei completamente errado, mas ok…”
Apesar desse episódio, André Gonçalves terminou o sábado no 7.º lugar da classe superbikes e no 19.º da geral, entre 26 pilotos, sendo o melhor piloto inscrito no Campeonato Nacional de Velocidade.
O domingo é que já não correu tão bem… Isto porque (quase) tudo o que podia correr mal a este oureense, correu pior ainda. “Comecei por fazer um mau arranque, pois o ‘lauch control’ não funcionou e fui parar à penúltima posição. Comecei a recuperar posições e de seguida fui informado que tinha de fazer a tal long lap”, explica André Gonçalves, frisando a penalização sofrida no dia anterior.
“Ao fazer a ‘long lap’, perdi todas as posições que tinha recuperado. Volto a recuperar e a viseira começa a ficar embaciada e tive que a abrir, perdendo ritmo. Depois foi a bota que abriu… Bem, aconteceu quase tudo”, reconhece.
Apesar dos percalços, André terminou no 18.º lugar da classificação geral e foi o 8.º melhor na sua classe, além de manter o estatuto de piloto mais rápido entre os participantes inscritos no Campeonato Nacional de Velocidade.
André Gonçalves é natural de Caxarias, sendo o campeão em título da Classe 2 da Copa Dunlop Motoval, uma competição integrada precisamente no Campeonato Nacional de Velocidade. Fruto dessa conquista, foi promovido à classe superbikes, estando em plena época de estreia, com resultados bastante positivos.