Três vitórias, dois empates e um arranque sem derrotas nas primeiras cinco jornadas? O Clube Atlético Ouriense soma 11 pontos à 5.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital e o Derby foi aos arquivos históricos tentar perceber a dimensão desta campanha.
Sucede que os arquivos… não existem propriamente, razão pela qual limitámos uma análise mais convicta às últimas dez temporadas, sempre com a 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Santarém como ponto de partida, enquanto competição mais forte a nível distrital.
O resultado, é inequívoco: Pedro Gil Vieira lidera o melhor Atlético dos últimos dez anos (pelo menos…), superando, inclusive, os números da campanha que culminou na conquista da 1.ª Divisão Distrital e consequente subida inédita ao Campeonato de Portugal.
Aconteceu em 2013/14, mas nem nessa temporada os oureenses entraram tão bem como agora. Então sob o comando de Carlos Ribeiro, o Atlético perdeu logo na 1.ª jornada, somando dois empates e duas vitórias até à 5.ª ronda para acumular 8 pontos contra os 11 atuais.
Em bom rigor, não é preciso recuar muito para encontrar um Atlético tão forte como este. Há precisamente um ano, o emblema da Caridade abriu a 1.ª Distrital com três vitórias e um empate nas primeiras cinco jornadas, consentindo uma derrota na 3.ª ronda, suficiente para estragar o registo da turma de Vítor Rodrigues, na comparação com a atualidade.
O Derby foi ao baú, mas a informação não abunda do pé para a mão. Assumindo a falta de tempo e recursos para consultar cada início de temporada desde os primórdios da 1.ª Distrital, não estamos (ainda) em condições de verificar se este é ou não o melhor arranque de sempre no escalão máximo da AF Santarém. Ainda assim, arriscamos: pelo que nos foi possível consultar em formato digital, não há registo de uma campanha tão positiva.
Factor casa. Sim ou não?
O factor casa pode ter contribuído decisivamente para esta proeza, já que o Atlético fez 4 dos 5 jogos em Ourém, devido à troca na ordem dos jogos com a AD Mação. Por outro lado, não deixa de ser verdade que os 4 pontos perdidos até à data foram desperdiçados… na Caridade, por força dos empates contra Salvaterrense e Abrantes e Benfica. Na única vez que jogaram fora, os oureenses venceram.
Duelo de invictus
Domingo, o Atlético vai a Samora Correia defrontar o Grupo Desportivo local, com a ambição de prolongar a série de invencibilidade. Pela frente terá uma equipa igualmente em estado de graça, com a qual os oureenses partilham os mesmos 11 pontos, o 2.º lugar na classificação e o estatuto de invencíveis, já que Atlético e Samora Correia são as únicas equipas que ainda não perderam na 1.ª Distrital.
