Alice Clemente vai prosseguir a carreira na Alemanha, onde representará o Rote Raben Vilsbiburg na temporada 2026/27. A internacional portuguesa despede-se do Sport Lisboa e Benfica, após cinco temporadas de grande sucesso. Será a primeira experiência no estrangeiro, num novo passo da afirmação de uma das maiores referências desportivas formadas no concelho de Ourém.
Natural de Fátima, Alice Clemente começou a escrever a sua história no voleibol no Clube de Voleibol do Colégio do Sagrado Coração de Maria, antes de representar o Centro Desportivo de Fátima e despertar a atenção do Benfica, clube onde se afirmou definitivamente ao mais alto nível.
O Derby acompanhou de perto esse percurso. Das primeiras chamadas à Seleção Nacional às grandes conquistas de águia ao peito, a Zona 4 fatimense foi construindo um currículo de respeito, que a colocou entre as principais figuras do voleibol feminino português, apesar da tenra idade.
Ao serviço do Benfica, participou numa das fases mais marcantes da história recente da modalidade no clube da Luz. Conquistou a Taça de Portugal, ergueu duas Supertaças, celebrou a Taça Ibérica e, em maio do ano passado, ajudou as encarnadas a sagrarem-se campeãs nacionais, encerrando um jejum de 50 anos sem títulos no voleibol feminino.
Em representação de Portugal, Alice Clemente foi protagonista do crescimento da Seleção Nacional sénior, contribuindo para a conquista da European Silver League e para a subida inédita das lusas à Golden League, consolidando-se como uma das atletas mais influentes da nova geração.
O reconhecimento do seu percurso fez-se sentir igualmente em casa. Em maio deste ano, foi distinguida como Atleta do Ano na Gala do Desporto e da Atividade Física do Município de Ourém, prémio que refletiu um 2025 de excelência, tanto ao serviço do Benfica como de Portugal.

Agora chega o momento de enfrentar um novo desafio.
O Rote Raben Vilsbiburg acaba de garantir a promoção à Bundesliga, principal competição feminina no poderoso voleibol alemão. A mudança representa não apenas a primeira aventura internacional da carreira, mas também a oportunidade de competir num dos campeonatos mais exigentes da Europa, num contexto competitivo que poderá potenciar ainda mais a evolução desta jogadora.
A transferência confirma igualmente a crescente valorização internacional das voleibolistas portuguesas e reforça o estatuto de Alice Clemente como uma das maiores embaixadoras desportivas do concelho de Ourém, agora também além-fronteiras.
Depois de conquistar praticamente tudo em Portugal, a atleta formada em Fátima prepara-se para escrever um novo capítulo da sua carreira. Desta vez, em solo alemão, mas levando consigo as raízes de um percurso que começou no concelho e que continua a encher de orgulho o desporto oureense.






















