Depois do 9.º lugar na classificação Sub-23 da etapa anterior, Alexandre Gonçalves fechou a 4.ª etapa da Taça de Portugal XCO no 5.º posto deste escalão etário, precisamente o mesmo que ocupava no ranking deste circuito. Ocupava… e ocupa: o oureense segue para a última ronda no top 5 do respetivo escalão.
A penúltima etapa da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico teve lugar no último fim de semana, no Fundão. Alexandre Gonçalves fechou a prova no 17.º lugar entre os 45 elites masculinos, sendo também o 5.º classificado nas contas dos 26 corredores Sub-23.
Alexandre Gonçalves fechou a prova em 1 hora, 40 minutos e 36 segundos, a 12m12s de Diogo Neves (Guilhabreu), 1.º classificado entre os Sub-23 e 2.º nos elites, apenas superado por Roberto Ferreira (Guilhabreu), grande vencedor desta 4.ª etapa da Taça de Portugal XCO. Raquel Queirós (BH Coloma Team) foi a mais forte no sector feminino.
O oureense Francisco Miguel, da BoopIt Bike Team, também rolou na Serra da Gardunha, terminando a sua participação como 47.º classificado entre os 55 corredores Sub-17, escalão liderado por Gonçalo Costa (Guilhabreu MTB Team).
A Federação Portuguesa de Ciclismo também já atualizou o ranking da Taça de Portugal, composto pelos resultados obtidos ao longo das quatro etapas já realizadas. A uma ronda do fim, Alexandre Gonçalves mantém o 5.º lugar entre os Sub-23, sendo o 28.º classificado nos elites masculinos.
A última etapa da Taça de Portugal realiza-se a 21 de setembro, em Avis, encerrando mais uma temporada deste circuito disputado na vertente cross-country olímpico.