Qualificado! O Centro Desportivo de Fátima fechou a Série C do Campeonato de Portugal no 2.º lugar, apurado para a Fase de Subida à Liga 3, apesar da derrota em Mortágua, na derradeira jornada da chamada fase regular.

Já com a manutenção garantida, o Mortágua Futebol Clube levou a melhor, com um golo em cada parte: João Pais abriu as hostilidades, aos 40 minutos, na conversão de um penálti demasiado bem batido para o gosto do especialista Martim Duarte; Adalberto Cotel ampliou aos 75 e deixou dezenas de fatimenses numa pilha de nervos, agarrados aos telemóveis, à internet e às notícias vindas de Arronches.

Pelo meio, um(a) grande Verdade: o guardião do Mortágua estreou-se nesta edição do Campeonato de Portugal para fechar a baliza da casa e fazer a vida negra aos visitantes.

Alexandre Verdade travou um penálti de Tiago Silva nos últimos instantes da primeira parte e voou para outra defesa monumental a negar o golo a Diogo Oliveira, já na segunda parte. Pior para o Fátima: Geadas acertou no poste esquerdo; Marcelo atirou ao poste direito.

Com o objetivo cumprido, Eduardo Martins, o treinador da casa, foi gerindo o plantel, lançando inclusive o terceiro guarda-redes: o jovem Tomás Mira também teve direito a estreia neste Campeonato de Portugal e entrou a tempo de ajudar à festa, fechando a baliza aos fatimenses com um punhado de intervenções arrojadas.

Sem argumentos para mudar a história deste jogo, o Fátima tinha o ouro a 250 quilómetros, mais coisa menos coisa. Em Arronches, o Sport da casa e Benfica estava obrigado a ganhar para ultrapassar os fatimenses e subir ao 2.º lugar.

Isto porque, em caso de igualdade pontual e face ao empate no confronto direto, os campeões de Santarém tinham (larga) vantagem no rácio entre golos marcados e sofridos.

O zero a zero imperou durante praticamente todo o jogo. O zero a zero em Arronches apurava o Fátima, que respirou com maior alívio quando Franco Almara marcou pel’ O Elvas, no oitavo minuto da compensação.

O Centro Desportivo de Fátima selou a qualificação para a Fase de Subida à Liga 3. Contra todas as expectativas, com o plantel mais jovens e com um dos orçamentos mais baixos. O Elvas, Lusitano de Évora e Amora Futebol Clube são os próximos adversários. E o sonho comanda a vida. Consulte aqui todos os resultados e as classificações do Campeonato de Portugal.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *