A Associação de Futebol de Santarém encerrou as celebrações do seu 100.º aniversário com a realização da Gala do Centenário. Aconteceu no último sábado, na capital do distrito, em pleno Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA).
Numa noite marcada pela atribuição de distinções a clubes e personalidades do distrito, destacaram-se, entre outros homenageados, o Clube Atlético Ouriense, Mário Albuquerque, antigo presidente da Câmara Municipal de Ourém, e António Martins Pereira, histórico presidente do Centro Desportivo de Fátima.
O Clube Atlético Ouriense foi elevado ao estatudo de ‘Sócio Honorário’, tendo sido igualmente agraciado com o Galardão de Mérito no Futebol Feminino. De acordo com a AFS, esta distinção resulta do “reconhecimento pelo grandioso percurso no futebol feminino, tendo conquistado dois campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e a presença na Liga dos Campeões de Futebol Feminino da UEFA”.
O presidente José Luís Ferreira e a vice-presidente Tânia Sá, representaram o Atlético nesta gala, acompanhados por Fernando Rato, figura histórica deste emblema.
Também nesta gala foram distinguidas Ana Valinho, Diana Silva e Joana Marchão, jogadoras de futebol com passado ligado ao Atlético, agraciadas na categoria Glórias Vivas da Seleção Nacional Feminina.
Quanto ao presidente da direção do Centro Desportivo de Fátima, foi um dos protagonistas da Gala do Centenário, a nível individual. O carismático Padre Pereira foi distinguido com o estatuto de Sócio de Mérito da Associação de Futebol de Santarém.
Avançado-centro Fátima nas décadas de 70 e 80, António Martins Pereira foi o primeiro padre a jogar futebol nas provas federadas em Portugal. Ao longo de meio século de ligação ao Centro Desportivo de Fátima, foi também treinador e dirigente, antes de se tornar presidente da direção.
O primeiro discurso da noite, esse foi da autoria do Presidente da Mesa da Assembleia Geral da instituição aniversariante. Nada mais, nada menos do que o oureense Mário Albuquerque, histórico presidente da Câmara Municipal de Ourém, a quem a Associação de Futebol de Santarém também rendeu homenagem, elevando à condição de Sócio de Mérito, este antigo Deputado à Assembleia da República, que em 2015 foi distinguido com o grau de Comendador da Ordem do Mérito pelo Presidente da República em exercício.
Associação de Cultura e Desportivo de Vale Travesso, Associação Desportiva, Recreativa e Cultural Vasco da Gama, Centro de Cultura e Desporto de Caxarias e Clube Desportivo Vilarense foram outros emblemas oureenses representados pelos respetivos dirigentes nesta Gala do Centenário, à qual também não faltou Luís Miguel Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém desde 2017.
O Presidente da Associação de Futebol de Santarém, Francisco Jerónimo, discursou emocionado, aproveitando o momento para agradecer a todos os que construíram e constroem a história desta instituição, dos atletas aos dirigentes, dos árbitros às equipas técnicas, destacando a parceria e apoio dos municípios, enaltecendo ainda o trabalho da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
A propósito, a FPF esteve representada ao mais alto nível, na presença do seu presidente, Fernando Gomes, do vice-presidente, Humberto Coelho, e ainda Rui Manhoso, atual diretor federativo e antigo presidente da Associação de Futebol de Santarém, aqui homenageado com o ‘Prémio Carreira’.
Fernando Gomes, agraciado nesta Gala com o ‘Prémio Excelência’, destacou “a importância desta celebração especial com os clubes, atletas e dirigentes desportivos”, sublinhando que “todos eles desempenham um papel fundamental no fomento da paixão pela modalidade, o que representa um aumento do número de praticantes, acompanhado da melhoria das infraestruturas e, sobretudo, do incremento do futebol feminino”.