O Grupo Desportivo e Cultural de Seiça conquistou a Supertaça INATEL Santarém, este domingo, na sequência de uma vitória sobre o Grupo Desportivo Recreativo e Cultural de Tramaga: 1-0 para os oureenses, no ‘peladão’ de Água Travessa, palco escolhido pela Delegação de Desporto da Fundação para (mais) este embate entre duas das melhores equipas do panorama atual
Um golo de Zé Francisco, logo aos 12 minutos da 1.ª parte, bastou para selar mais uma conquista deste emblema oureense, um verdadeiro histórico nas provas da Fundação INATEL.
Campeão Distrital em título, o Seiça defrontou o vencedor da última edição da Taça de Santarém. O Tramaga, formação alentejana sediada no Concelho de Ponte de Sôr, tinha vencido os oureenses, a 25 de abril deste ano.
A conquista foi tudo menos fácil, já que o Seiça acabou o jogo reduzido a 9 jogadores (e o Tramaga a 10). Aliás, sofreu a primeira expulsão logo aos 22 minutos: Manuel protagonizou uma entrada dura sobre um adversário e o árbitro Arquimínio Aires não hesitou em expulsar o médio oureense, com cartão vermelho direto.
Reduzida a 10 jogadores, a turma de Tiago Rodrigo Reis ficou mais exposta ao perigo, mas o melhor que os alentejanos conseguiram foi acertar no poste, por Luís Góis, à meia hora de jogo.
O Tramaga intensificou a pressão sobre o Seiça e voltou a ter duas belas oportunidades para marcar: Miguel Rodrigues atirou por cima, já dentro da área dos campeões distritais, aos 55 minutos; Edgar Rodrigues tentou a sorte aos 68, mas o guardião André Vieira manteve a vantagem a salvo.
Aos 73 minutos e a 7 dos 80 regulamentares na INATEL, nova contrariedade, desta vez para as duas equipas: Dogas e Paulo Évora foram além dos limites e acabaram expulsos pelo árbitro da final. O jogo acabou com 10 para 9 e ficoe-se praticamente por ali, sem mais ocorrências dignas de nota.
Apesar da desvantagem númerica, o Seiça segurou as pontas e levantou a Supertaça em pleno Parque Desportivo de Água Travessa, perante vários adeptos que fizeram questão de acompanhar a equipa até ao Concelho de Abrantes.