A Seleção Nacional de Portugal cotou-se entre as cinco melhores equipas do Mundial de Futebol de Rua, recentemente disputado na Coreia do Sul e com uma atleta oureense entre os selecionados lusitanos. Ana Rita Marques, capitã da equipa de futsal da Juventude Ouriense, destacou-se no conjunto misto de Portugal, contribuindo para a boa classificação em Seul.

A competir com uma seleção mista no torneio masculino, Portugal até entrou a perder, diante dos Estados Unidos: 3-1, no primeiro dos oito desafios integrados no Grupo B da competição. Depois da derrota, uma demonstração de força, com sete triunfos consecutivos até ao final desta fase.

Japão (9-2), Quirguistão (8-5), Chéquia (7-2), Índia (8-5), Suécia (7-1), Itália (5-2) e Polónia (7-3) foram as ‘vítimas’ de Portugal durante a fase de grupos. A sequência triunfal valeu a qualificação para os quartos de final, onde o México acabou por ser superior: 3-1 para os americanos, no fim da linha lusitana, pelo menos no que tocava ao sonho do título mundial.

Apesar da impossibilidade de entrar nas meias-finais, a estrutura do torneio colocou Portugal perante outro desafio: fechar no Top 5. Dito e feito: uma vitória sobre a Geórgia (7-6) e a redenção perante os Estados Unidos (7-3) colocaram Portugal no 5.º lugar de uma classificação composta por 36 nações.

Ao longo de toda a prova, a oureense Ana Rita Marques sobressaiu como uma das melhores jogadoras, mesmo atuando numa equipa maioritariamente composta por homens e jogando contra formações igualmente representadas por atletas do sexo oposto.

O Brasil foi o grande vencedor deste torneio masculino, assim apelidado pela organização, não obstante o facto de poder ser disputado por equipas mistas, como foi o caso de Portugal. No torneio feminino, triunfou o México.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *