Fátima perde ao cair do pano

Foi quase em cima do pano e com contornos de crueldade que o Fátima viu fugir o ponto. Ablaye Diop só precisou de 7 minutos em campo para entrar na história deste jogo: entrou aos 80 e resolveu aos 87. E em poucas linhas se escreve a a segunda derrota do Centro Desportivo no Campeonato de Portugal.

O Fátima entrou decidido em quebrar o jejum de vitórias na temporada oficial e construir as melhores oportunidades para marcar, sobretudo na 1.ª parte. O primeiro avisou até chegou de Peniche, mas a bola de Bernardo Lopes saiu demasiada acima para ser levada a sério (17’).

Mesmo a sério foi a mancha de Hugo Sousa, guardião visitante que começou a brilhar aos 19, quando travou a tentativa de Tiago Rodrigues: lançado por Lucas Russo, o camisola 11 do Fátima isolou-se na velocidade mas acertou no guarda-redes.

Ganso também se isolou, mas pela esquerda, só que estava desenquadrado com a baliza e o remate saiu à figura (35’). Um figurão fez o guarda-redes do Peniche, aos 42 minutos, quando voou para desviar um remate de Ganso, na cobrança de um livre direto. Canto para o Fátima, confusão na área e nova oportunidade para a turma da casa, agora com Diogo Oliveira a atirar ao lado.

A 2.ª parte trouxe ainda mais luta e menos oportunidades. Ganso tentou surpreender Hugo Sousa com um cruzamento remate, mas o guardião de Peniche sacudiu com os punhos (52’). Os treinadores foram mexendo, na esperança de uma mudança e foi de uma destas ações que nasceu o momento do jogo: lançado aos 80 minutos, Ablaye Diop isolou-se pela direita e atirou a contar aos 87: 1-0 para o Grupo Desportivo de Peniche, a três minutos dos 90.

O Fátima sentiu o golo como um soco no estômago. Recuperou, reagiu… mas não marcou. A derrota é um castigo demasiado severo para uma equipa que nunca deixou de procurar a vitória. Mais: a vitória assentava que nem uma luva aos fatimenses, que até tiveram mais oportunidades de golo.

Ivo Cristo, guardião fundamental para manter a baliza a zero nas duas jornadas anteriores, viveu uma tarde aparentemente tranquila e isso diz muito da forma como o Fátima conseguiu suster um dos líderes da prova. O Peniche fez (bem) o seu trabalho; também nunca desistiu de procurar a vitória e acabou premiado pela eficácia de uma verdadeira arma secreta: Ablaye Diop.

Com a segunda derrota na Série C, os campeões distritais de Santarém caíram para o penúltimo lugar, com apenas 2 pontos somados nas quatro jornadas disputadas.

O Campeonato de Portugal volta a dar lugar à Taça de Portugal, no próximo fim de semana, agora com o Centro Desportivo de Fátima já em competição: domingo, 22 de setembro, joga-se a 1.ª eliminatória, com visita da Sanjoanense ao Estádio Municipal Papa Francisco.

 

 

 

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais notícias