Cristo salvou o ponto mas Fátima merecia outros dois

Não atou, nem desatou. Centro Desportivo de Fátima e Clube Desportivo de Alcains empataram a zero, na 2.ª jornada da Série C do Campeonato de Portugal, num jogo marcado pela expulsão de um jogador da casa, que obrigou os fatimenses a jogador com menos um elemento durante toda a 2.ª parte.

Sandro Isabelinha travou um adversário em falta, quando este seguia isolado rumo à baliza do Fátima, não deixando outro opção ao árbitro Pedro Vieira: cartão vermelho direto, ao segundo minuto da compensação, nos últimos suspiros da 1.ª parte.

Para trás ficaram 45 minutos de equilíbrio, com quatro oportunidades de golo iminente: três para o Alcains; uma para o Fátima. Japa cabeceou por cima em boa posição (16’), Estrela não brilhou porque o tiro saiu ao lado do poste esquerdo de Ivo Cristo (25’), guardião que evitou o golo dos visitantes no último lance da 1.ª parte, travando o livre de Caio Carioca (45’+4). Antes, o Fátima esteve perto do golo, por Ganso, num remate de fora da área, a obrigar Ian Silva a defesa apertada e vistosa (39′).

Com Sandro ‘fora de jogo’, Gonçalo Carvalho viu-se obrigado a reformular o figurino. O treinador do Fátima mexeu ao intervalo, mas não colocou tração atrás. Pelo contrário. Apesar de reduzidos a 10 jogadores, os campeões de Santarém entraram para a 2.ª parte muito mais preocupados em marcar do que apenas em defender.

O jogo demorou mas abriu. Caio Zuka rematou em zona central mas Ivo Cristo cruzou os braços e expurgou o perigo (55’). O Fátima lançou o contra-ataque nesse mesmo instante e só não festejou porque Ian Silva foi à relva travar uma boa tentativa de Tiago Rodrigues.

Parada e resposta. Bola cá, bola lá. Miguel Cardoso foi lá acima cabecear, mas o remate saiu ainda mais por cima (58’). Canto curto para o Fátima, excelente trabalho de Ganso sobre a esquerda, cruzamento com conta peso e medida e cabeçada de Dinis Almeida por cima da trave: o central do Fátima dispôs de uma ocasião soberana mas tirou mal as medidas à baliza albicastrense (63’).

O Alcains também nunca se deu por contente com o empate, mas Ivo Cristo foi mesmo uma cruz que os campeões de Castelo Branco não conseguiram carregar. O guarda-redes do Fátima brilhou no último quarto de hora: negou o golo a Pedrinho e viu Hugo Caeiro atirar a recarga por cima (76’); e voou para a defesa da tarde (e talvez da jornada ou mesmo do campeonato inteiro), para evitar que Caio Zuka fizesse o golo da vitória, já no quarto minuto da compensação.

Embalado pela intervenção divina de (Ivo) Cristo, o Fátima lançou-se na frente nos últimos instantes, mas Pedro Vieira considerou uma ação faltosa de Dinis e quebrou um contra-ataque liderado por Tiago Rodrigues. Seria a última oportunidade para tentar desatar o nó, num duelo entre duas equipas que tinham saído derrotadas da 1.ª jornada e que assim continuam sem ganhar.

O Alcains teve via aberta para a vitória, mas o Fátima barrou-lhe o caminho. A equipa de Gonçalo Carvalho deu as mãos e assinou uma exibição plena de espírito de entreajuda e união. Mais importante: recusou sempre defender o resultado, bateu-se com unhas e dentes pela vitória e por isso mereceu a ovação final com que os adeptos brindaram toda a equipa.

No próximo domingo, o Centro Desportivo de Fátima vai a casa do Benfica de Castelo Branco, formação que venceu este domingo: 1-0 em casa do Pêro Pinheiro, na primeira vitória do campeonato para o próximo adversário dos fatimenses.

Campeonato de Portugal | Série C – 2.ª jornada | 25.08.2024
Centro Desportivo de Fátima 0-0 Clube Desportivo Alcains
Estádio Municipal Papa Francisco, Eira da Pedra – Fátima
Árbitro: Pedro Vieira (AF Porto).

FÁTIMA: Ivo Cristo; Diogo Oliveira [c], Tomás, Dinis, Vieirinha (João Escoval, 45′); Sandro Isabelinha, Rui Geadas, Telmo Romeiro (Diogo Morgado, 23′); Ganso (Lucas Russo, 70′), Diogo Gonçalves (Iuri Alves, 83′), Tiago Silva (Tiago Rodrigues, 45′).
Suplentes não-utilizados: José Meirinho, Gui Mota, Martim Santos, Pier Mendes.
Treinador: Gonçalo Carvalho.

ALCAINS: Ian Silva; Baffour, Caio Zuka, Fábio Erins [c], Vítor Luís; Pedrinho, Anderson, Estrela (Miguel Cardoso, 45’); Caio Carioca (89’), Vinícius Pereira, Diogo Torrado (Hugo Caeiro, 73’).
Suplentes não-utilizados: Yannick Lopes, Gordino, Vítor Costa, Kiko Viegas, João Rodrigues e Dinis Teodoro.
Treinador: Ricardo Costa.

Disciplina: cartões amarelos a Vieirinha (16′), João Escoval (53′), Diogo Morgado (60′), Miguel Cardoso (66′), Caio Carioca (83′), Tiago Rodrigues (90’+5),

 

 

 

 

 

 

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais notícias