David Rosa, o único atleta olímpico da história do Concelho de Ourém, homenageou José Manuel Constantino, horas depois do falecimento do Presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP).
“Foi um absoluto privilégio tê-lo conhecido. A sua entrega aos valores do Olimpismo foi incomparável”, escreveu David Rosa, antigo atleta olímpico no BTT, com participação nos Jogos de Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016).
“Faleceu este domingo o presidente do COP, José Manuel Constantino. É com grande pesar que o COP partilha esta notícia, num dia de grande tristeza para a sua família e amigos e para o desporto português. O nosso presidente há muito lutava contra a doença e foi-nos dando ano após ano, dia após dia, exemplos de grande tenacidade na liderança da organização. A todos os familiares e amigos apresentamos sentidas condolências”, pode ler-se, no comunicado emitido pelo Comité Olímpico de Portugal.
José Manuel Constantino presidia ao Comité Olímpico de Portugal desde 26 de março de 2013. Sucedeu então a Vicente Moura, depois de liderar o Instituto de Desporto de Portugal, antecessor do Instituto Português do Desporto e Juventude. Também presidiu à Confederação de Desporto de Portugal, mas foi em prol do Comité Olímpico que a sua obra ganhou a eternidade.
Tido pela maioria como o grande responsável pela melhoria das condições ao dispor dos atletas olímpicos e daqueles que ambicionam vir a sê-lo, José Manuel Constantino partiu na noite em que Portugal se despediu de Paris com aquele que foi o melhor desempenho de sempre de uma Missão Portuguesa aos Jogos Olímpicos. Chapeau.