Setenta e cinco anos de existência. Sete décadas e meia de história. Uma vida inteira dedicada ao serviço público. O Clube Atlético Ouriense comemorou as Bodas de Diamante a 27 de junho e o ponto alto das celebrações aconteceu a 29 do mesmo, numa festa que reuniu sócios, adeptos, amigos do clube, centenas de crianças e respetivas famílias.
Foi literalmente em família, aliás. O cartaz das celebrações continha em si vários desafios, realizados ao longo da tarde, colocando crianças e jovens num tête-à-tête com treinadores, pais e mães. Dos traquinas aos juniores, não faltaram jogos para animar a Caridade, sempre com bancada cheia .
E foi precisamente da bancada que desceu Maria Manuela Lopes Jorge. A eterna Lelita juntou-se à festa para emprestar a voz à marcha oficial do Atlético, clube com o qual simpatiza desde sempre, sendo também reconhecida pelas manifestações públicas de apoio e carinho, dedicadas, sobretudo mas não só, a todas as jogadoras que representam o clube nas competições femininas.
O Município de Ourém fez-se representar ao mais alto nível, com o presidente Luís Albuquerque e o Vereador Rui Vital a tomarem parte nas celebrações: ofereceram uma placa alusiva à efeméride e participaram na consagração dos juniores do Ouriense.
Esse foi outro dos grandes momentos desta celebração. Campeões Distritais da 2.ª Divisão, os Sub-19 do Atlético receberam (finalmente) o troféu e as medalhas da Associação de Futebol de Santarém (AFS), entregues também pelo oureense Luís Baptista de Sousa, antigo dirigente do clube e atual vogal da direção da AFS.
Os juniores do Atlético também conquistaram a Taça do Ribatejo, mas esse troféu já estava entregue. Nesta festa, tiveram ainda direito às tradicionais faixas de campeão, encomendadas pela direção do Atlético, presidida por José Luís Ferreira, recentemente reeleito para novo mandato, este com término em 2026.
A festa dos 75 anos incluiu ainda uma cerimónia de reconhecimento às dezenas de crianças e jovens que se destacaram ao longo da temporada 2023/24, através da atribuição de distinções relacionadas com o rendimento desportivo e o desempenho escolar.
As Bodas de Diamante representam também um sinal de vitalidade do Clube Atlético Ouriense, uma prova de vida de uma instituição que nunca deixou de honrar a sua essência. São 75 anos a servir a comunidade e a formar os homens e as mulheres do futuro. Desde 27 de junho de 1949. Sempiternamente.