A Seleção Nacional estreia-se esta terça-feira no Euro2024, mas há muito que Portugal já entrou em campo na Alemanha. Além dos 26 selecionados por Roberto Martínez, há dezenas de colaboradores da Federação Portuguesa de Futebol em ação, para que nada falte a Cristiano Ronaldo e companhia.
Um desses colaboradores é Telmo Silva, oureense integrado nos quadros técnicos da Federação Portuguesa de Futebol, tendo a seu cargo a observação e análise de equipas neste Campeonato da Europa.
Os analistas da FPF destacados ao Euro’2024 têm também missões relacionadas com outras seleções, além das daquelas que partilham o Grupo F com Portugal. Todas as equipas nacionais são alvo de análise ao longo do torneio, para que a base de dados seja tão ampla quanto possível.
Em termos gerais, o objetivo dos analistas passa por observar e analisar os adversários já estabelecidos e também potenciais rivais a defrontar na fase a eliminar, caso Portugal atinja esse patamar.
Os dados recolhidos ao longo das diversas missões de observação de treinos e/ou jogos, são devidamente tratados por estes especialistas, sendo depois encaminhados para a equipa técnica, neste caso liderada pelo Selecionador Nacional Roberto Martínez.
Telmo Silva é natural de Ourém e por cá jogou hóquei em patins e futsal no Juventude Ouriense. Tem 40 anos, é licenciado em Educação Física e colabora com a Federação Portuguesa de Futebol desde 2019.
Na Cidade do Futebol desenvolve a sua ação enquanto analista, partindo dezenas de vezes em ‘missão de espionagem’ para outros países, com o objetivo de observar e analisar potenciais adversários das seleções nacionais, sejam elas dos escalões jovens ou mesmo a principal, como acontece neste preciso momento, em pleno Euro2024.