Dois dias, seis eventos a contar para oito competições e/ou circuitos oficiais, mais de 1500 pessoas envolvidas, uma Freguesia em festa, um Concelho em ascensão no mapa desportivo de Portugal, embalado pelo Fátima Trail Team e à boleia da 10.ª edição do Fátima Trail.
No próximo fim de semana, todos os caminhos vão dar a Fátima. E não é ao Santuário…
A ação começa já este sábado, 21 de outubro, mais precisamente da parte da tarde, com uma ‘cãominhada’ e um ‘kids trail’ como pratos fortes.
O dia seguinte apresenta-se como um verdadeiro domingão, com cinco provas a contar para oito competições e circuitos nacionais, além de uma caminhada não-competitiva.
Vamos por partes e por ordem de partida: o Ultra Trail tem tiro de partida às 7h30, saindo da Cidade de Ourém rumo a Fátima, com passagem pela Vila Medieval e seu Castelo incluída, totalizando 45 quilómetros com 2000 metros de desnível positivo. Esta “prova muito competitiva e exigente em termos técnicos e altimétricos”, envolve até 100 praticantes e conta para o Circuito Nacional de Trail Ultra ATRP – Séries 100 (Zona Centro).
O Longo expõe os atletas a 30 quilómetros com 1500 metros de desnível positivo, sendo “adequado aos mais experientes, devido às condicionantes técnicas, altimétricas e de quilometragem da prova”.
Sai às 9 horas e conta para o Circuito Nacional de Trail ATRP – Séries 100 (Zona Centro), para o Circuito Longo do CTR – Circuito de Trail do Ribatejo, e para o Circuito Longo da AAS – Circuito de Trail da Associação Atletismo Santarém.
O Curto soma 18 quilómetros e inclui 1040 metros de desnível positivo, sendo pontuável para o Circuito Nacional de Trail Sprint ATRP – Séries 100 (Zona Centro), para o Circuito Curto do CTR – Circuito de Trail do Ribatejo, e para o Circuito Curto da AAS – Circuito de Trail da Associação Atletismo Santarém. Além disso, representa também a grande Final da Taça CTR – Circuito Curto 2023.

Além da vertente competitiva, haverá também lugar a um Mini Trail de 12 quilómetros, com 620 metros de desnível positivo. “Esta prova tem um grau de dificuldade menor, comparativamente com o Trail Curto, em todas as vertentes, técnica, altimétrica e quilometragem, pelo que é a prova indicada para iniciação à modalidade do Trail Running”, garante a organização, sobre um evento que tem início às 10 horas.
Dez minutos depois, sai para os trilhos a Caminhada, “tendo como principal objetivo a promoção de hábitos de vida saudáveis”, indo ao encontro da estratégia de dinamização e incentivo à prática da atividade física, implementada pelo Fátima Trail Team e cada vez mais enraizada na comunidade fatimense… e não só.