Jovens oureenses entraram em brasa e deixaram os campeões à beira de um ataque de nervos. Mação foi obrigado a puxar dos galões para quebrar a resistência de uma formação com talento e margem de progressão… mas inexperiente
De regresso à competição após longo interregno, a União Desportiva de Pinheiro e Cabiçalva entrou de pé quente no Campeonato Distrital, mas não resistiu a verdadeiros baldes de água fria, cruelmente atirados pelo campeão em título.
Salvador Rocha entrou para a história do clube, disparando forte e cruzado para o primeiro golo da UDPC neste seu regresso às provas oficiais. O camisola 22 atirou a contar logo aos 2 minutos, galvanizando equipa e adeptos, numa comunhão bonita e contagiante.
Destemidos, talentosos e com sangue na guelra, os jovens oureenses não se acanharam perante os campeões distritais. Pelo contrário, bateram-se com galhardia para aguentar a vantagem, sempre à espreita do momento certo para ampliar o resultado.
Palaio revelou-se um verdadeiro muro, acumulando intervenções decisivas e travando as (muitas) tentativas do Mação. Só que água mole em pedra dura…
Os maçaenses tanto tentaram que lá conseguiram. Thiago Mesquita atirou rasteiro, fortíssimo e cruzado, levando a bola a bater no poste esquerdo antes de beijar a rede de Palaio. Mal refeitos do choque, outro baque: Italo Silva deu a cambalhota, no minuto seguinte, antes dele próprio ampliar para 3-1, segundos depois.
Depois de meia hora na frente, a UDPC viu o rival virar para 3-1, com três golos no espaço de dois minutos.
A 2.ª parte só confirmou o favoritismo dos visitantes, que cavaram a distância com outro golo de Italo (43’) e mais um de Claudio Gutierres (49’). Gonçalo Costa ainda reduziu para os oureenses (67’), antes de Italo provar que não há dois sem três, fechando o resultado em 6-2 para os campeões distritais. Assim mesmo, campeões distritais.
Mesmo que tamanha proeza (ainda) não tenha sido reconhecida pela Associação de Futebol de Santarém, o Mação Futebol Clube sagrou-se campeão distrital da temporada 2022/23. Pelo menos até prova em contrário.

Num jogo marcado pela arbitragem segura de Maria Leonor Carvalho e do oureense Nelson Faria, a UDPC deixou bons indicadores mas foi confrontada com aquele que poderá ser um dos grandes adversários para esta temporada: a inexperiência. Não tanto no que toca à tenra idade da maioria dos jogadores, mas sobretudo visível na falta de rotinas evidentes e naturais numa equipa onde a maioria do plantel está a fazer a transição do futebol para o futsal.
A 1.ª jornada do Campeonato Distrital 2023/24 ficou igualmente marcada pela derrota pesada sofrida pelo Juventude Ouriense na visita à Casa do Benfica da Golegã: 7-0. Tal como o nosso jornal noticiou, o Derby de Ourém entre Vale Travesso e GRUDER foi adiado para a próxima quinta-feira, dia 5 de outubro, às 19 horas, em Caxarias.
CAMPEONATO DISTRITAL
1.ª JORNADACB Golegã 7 – 0 Juventude Ouriense
Linhaceira 1 – 2 Carvalhos Figueiredo
UDPC 2 – 6 Mação
FutAlmeirim 3 – 1 São Vicentense
Vale Travesso – GRUDER** 5 de outubro