Sai de cena o único atleta olímpico do Concelho de Ourém: David Rosa pendura bicicleta

Foi o primeiro ciclista português a qualificar-se para os Jogos Olímpicos. Conquistou 11 títulos nacionais e alcançou as cinco melhores classificações de sempre de Portugal em Campeonatos Europeus e Mundiais da modalidade. David Rosa sai de cena aos 36 anos, com lugar garantido na história do desporto português

Ponto final numa carreira desportiva longa e profícua. David Rosa, o único atleta olímpico da história do Concelho de Ourém, despediu-se das competições oficiais, elegendo a última etapa da Taça de Portugal como palco ideal para pendurar a bicicleta.

O anúncio fora feito dias antes da competição, através de um vídeo publicado nas redes sociais, através do qual o corredor argumentou sobre as razões que motivaram o adeus à competição.

“Vou despedir-me competitivamente da modalidade que me viu crescer, com a qual cresci e que, acredito, ajudei a crescer”, revelou, numa comunicação intitulada… ‘Capítulo Final’.

“É uma decisão ponderada desde há bastante tempo e com vários motivos. Tenho muitas pessoas a quem agradecer e que me acompanharam ao lado de 20 anos de competição ao mais alto nível. Pessoas dos mais variados meios e que me ajudaram nos mais variados contextos e situações”, acrescentou este atleta internacional, que representou Portugal em duas edições dos Jogos Olímpicos: Londres ‘2012 e Rio de Janeiro ‘2016.

Natural de Fátima, onde também é docente, David Rosa vai continuar a exercer funções enquanto vogal da Comissão de Atletas Olímpicos, para a qual foi eleito até 2025.

Para a eternidade ficam os 11 títulos nacionais que conquistou, de entre os quais se destacam os 8 troféus de Campeão Nacional de Elite em XCO, acrónimo de Cross Country Olímpico, a modalidade que o levou duas vezes a tocar no Olimpo.

Além de ser o único oureense a participar em Jogos Olímpicos, David Rosa foi também o primeiro ciclista português a conseguir qualificar-se para o maior acontecimento desportivo à escala mundial. Pelo meio, alcançou as cinco melhores classificações de sempre de Portugal em Campeonatos Europeus e Mundiais da modalidade.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais notícias