Onze equipas, regressos, novidades, castigos… e desistências. O Campeonato Distrital de seniores masculinos arranca a 30 de Setembro e o sorteio realiza-se já na próxima quinta-feira, com a presença de quatro clubes do Concelho de Ourém.
São quatro, não são cinco. Com a anunciada inscrição da União Desportiva de Pinheiro e Cabiçalva estava previsto o aumento do número de emblemas oureenses, mas a desistência do Cercal acabou por manter o lote num quarteto.
O Derby apurou que o Centro Desportivo Social e Cultural de Cercal, Vales e Ninho não se inscreveu no Campeonato Distrital, contrariando as expectativas e as informações que apontavam para a continuidade do clube na prova.
O Cercal chegou a oficializar a contratação de um novo treinador, mas acabou por não se inscrever devido às dificuldades em recrutar jogadoras para compor o plantel. Apesar das múltiplas tentativas encetadas pela direção do clube e pelos responsáveis pela secção de futsal, não foi possível contornar esse obstáculo.
Em sentido contrário, o Concelho de Ourém ‘ganhou uma equipa nova’. A Associação Desportiva e Cultural Lírios do Campo inscreveu uma equipa sénior masculina, composta pelos elementos anteriormente anunciados como o novo treinador e os novos jogadores da União Desportiva de Pinheiro e Cabiçalva, emblema que afinal não vai a jogo, dando lugar ao Lírios do Campo.
GRUDER, Juventude Ouriense e Vale Travesso também vão a jogo. A turma da Ribeira do Fárrio aponta aos primeiros lugares, enquanto os vizinhos assumem objetivos mais modestos mas igualmente ambiciosos.
O Campeonato Distrital será disputado por onze formações. Casa Benfica Golegã, Carvalhos De Figueiredo, Louriceirense e São Vicentense mantém-se em prova. O Mação, campeão distrital não-reconhecido pela Associação, também está inscrito, assim como o FutAlmeirim, de regresso após a desistência a meio da temporada passada.
A completar o lote, eis o Centro Recreativo e Desportivo de Linhaceira, uma formação tomarense a assumir-se como outra das grandes novidades para 2023/24. O Benavente Futsal está fora, por força do castigo aplicado na sequência dos acontecimentos ocorridos na última jornada do campeonato anterior. Condenado a pena de despromoção, este emblema fica sem competição… porque não há uma divisão inferior.