Quatro semanas depois do início dos trabalhos de pré-temporada, o Clube Atlético Ouriense faz a estreia nas provas oficiais de 2023/24, com o primeiro de três jogos consecutivos com o Clube de Albergaria.
Este domingo, ambas as formações entram em campo para disputar a 1.ª mão da 1.ª eliminatória da Taça da Liga, patamar correspondente aos oitavos de final desta competição.
Agendado para as 16 horas, o duelo apresenta-se como o primeiro teste de fogo para a turma de César Matias, treinador que continua no comando do Atlético, depois de ter ajudado o clube a manter-se entre a elite do futebol feminino.
As oureenses partem para 2023/24 de cara lavada, com um plantel totalmente construído de raiz. A guardiã Ana Rita Oliveira, as médias Joana Serrano e Daniela Pereira e a avançada Lorena Santana são as únicas jogadoras que transitam da época passada.
A capitã Jéssica Pastilha também renovou, mas continua a recuperar de lesão e só deve voltar à competição em dezembro. A atacante Bimba Cabral também chegou a ser apresentada, mas já não faz parte do plantel.
Entre as inúmeras caras novas, destaca-se o regresso da lateral Jéssica Pacheco, bem como as contratações da central norte-americana Kelli Swenson e de Paulinha Ferreira, defesa esquerdo com 75 jogos na Liga BPI. Também com grande experiência no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, Susana Silva reforçou a defensiva do Atlético depois de uma boa campanha pelas oureenses do Vasco da Gama, na 3.ª Nacional.
Maioritariamente jovens e muitas delas internacionais pelas seleções jovens de Portugal, as novas jogadoras do Atlético são também consideradas grandes promessas do futebol nacional. É o caso da guardiã Ana Alves (ex Sporting), recentemente convocada para um estágio das Sub-19. É também o caso das médias Leonor Seiça (ex Benfica) e Catarina Mairos (ex Sporting), duas soluções criativas para um meio-campo reforçado pelas chegadas das brasileiras Godói (ex Vitória de Setúbal) e Manu (ex Ovarense).
Depois dos empates com Futebol Benfica (1-1) e Benfica B (2-2) e da vitória sobre as Sub-19 do Torreense (6-0), o Atlético Ouriense centra agora atenções na estreia oficial. Este domingo, em Albergaria-a-Velha, as oureenses tentaram ganhar vantagem numa eliminatória com desfecho marcado para 10 de setembro, em Ourém.