Ana Sofia Costa fez um balanço positivo da sua participação nos Campeonatos Paralímpicos Europeus, onde atingiu as meias-finais e os quartos de final, nas provas individuais e de pares, respetivamente.
A atleta oureense ficou perto de voltar a conquistar uma medalha, mas a concorrência foi mais forte. “Temos de continuar a trabalhar. Não podemos perder a força. Temos de olhar em frente, perceber o que correu mal para conseguirmos dar a volta. Estavam aqui seleções muito boas e nós estamos a um bom nível”, considerou a número 3 do ranking mundial feminino.
Tendo a oureense Celina Gameiro como sua Operadora de Calha, Ana Sofia Costa também participou na competição de pares BC3, na qual fez dupla com o número 1 do ranking mundial masculino, José Abílio Gonçalves, atleta do Sporting Clube de Braga.
Portugal conquistou uma Medalha de Ouro (Carla Oliveira), uma de Prata (Ana Correia) e uma de Bronze (André Ramos) nas disciplinas individuais.
Nas disciplinas coletivas, a Seleção Nacional arrecadou duas medalhas de bronze. Carla Oliveira e Nuno Guerreiro garantiram o 3.º lugar na prova de pares BC4; a equipa BC1/BC2 composta por André Ramos, David Araújo e Cristina Gonçalves protagonizou resultado idêntico.
A Seleção Nacional está representada nos Campeonatos Paralímpicos Europeus por 26 atletas de seis modalidades – atletismo, badminton, boccia, ciclismo, judo e ténis em cadeira de rodas. A decorrer em Roterdão (Holanda) até 20 de agosto, as competições envolvem um total de 10 modalidades, contando com a participação de 1500 atletas de 45 países, já com os Jogos Paralímpicos Paris’2024 em perspetiva.