Fim do sonho. A União Desportiva de Leiria está fora da Taça da Liga por força da derrota com o Nacional da Madeira, averbada no desempate por grandes penalidades. O segundo para os leirienses, que eliminaram o Boavista uma semana antes, também nos penáltis.
A missão parecia bem encaminhada ao intervalo, com a União de Leiria na frente e com vantagem (aparentemente) confortável. Jair adiantou a formação da casa (11’), Pira empatou para os madeirenses (24’), Róchez assinou a estreia com golo de penálti (37’) e Bura cavou o fosso em cima do intervalo (45’): 3-1 para a formação da casa.
Só que o pior estava para vir… O Nacional não atirou a toalha ao chão e o União foi perdendo as forças nas canetas. Em dia de regresso ao Magalhães Pessoa, Carlos Daniel copiou Róchez e também marcou à sua antiga equipa (69’). Pior ainda: Jair e Leandro perderam duas oportunidades flagrantes para matar o jogo… e os visitantes empataram logo a seguir, por Gustavo Silva, no segundo minuto da compensação.
Com 3-3 no final do tempo regulamentar (não há prolongamento na Taça da Liga), as equipas foram submetidas ao segundo desempate por penáltis noutros tantos jogos realizados. Depois de eliminar o Penafiel, nas grandes penalidades, o Nacional seguiu agora em frente, graças a três paradas decisivas de Lucas França, guardião responsável pelo apuramento dos insulares para a Fase de Grupos da Taça da Liga.
A União de Leiria fica pelo caminho, mas sobram boas impressões para a temporada de regresso às competições profissionais. A 2.ª Liga arranca a 12 de agosto e a turma de Vasco Botelho da Costa dá o pontapé de saída em casa de um candidato à subida: Paços de Ferreira.