O Grupo Desportivo e Cultural das Matas vai reativar o futebol sénior, trazendo as saudosas tardes desportivas de volta à mítica Pedreira Encantada.
A nova direção do clube aposta forte no regresso do desporto-rei, como forma de reunir sócios, adeptos e simpatizantes de uma emblema em fase de renascimento, pela mão da direção agora presidida por Ivan Marques.
Os responsáveis pelo Grupo Desportivo e Cultural das Matas elegeram a Liga INATEL como palco de eleição para o regresso do futebol ao pelado da Trameleira, estando em marcha a construção do plantel que vai atacar a temporada 2023/24.
Sediado na União de Freguesias de Matas e Cercal, este emblema oureense não participa em competições federadas desde 2008.
Década e meia depois, a bola volta a rolar na aldeia, para alegria dos cerca de mil habitantes e de uma comunidade outrora distinguida pelo comportamento exemplar em torno das quatro linhas.
Há quase 20 anos, a Associação de Futebol de Santarém atribuiu ao Grupo Desportivo e Cultural das Matas o prémio de “Melhor Público”. Aconteceu no final da temporada 1994/95, quando a equipa militava no Campeonato Distrital da 3.ª Divisão.
Depois de eleita pelos sócios, a nova direção do clube fez questão de se apresentar à comunidade através de um evento realizado a 27 de maio, em plena Trameleira, perante mais de uma centena de pessoas, na presença do presidente da União de Freguesias de Matas e Cercal, Virgílio Dias, e do Vereador da Câmara Municipal de Ourém, Rui Vital.