Juliana Silva sagrou-se campeã nacional de ténis de mesa pelo Sporting Clube de Portugal, no último domingo. A mesa-tenista oureense inscreveu o seu nome na conquista do 15.º título do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, na sequência da vitória das leoas na grande final de 2022/23.
O Sporting bateu o Clube de Ténis de Mesa de Mirandela, no 3.º jogo da final do playoff. A jogar fora de casa, as leoas selaram a conquista vencendo por 3-2, o mesmo resultado registado nos dois desafios anteriores. Primeiro, no Multiusos de Alvalade, a dar vantagem às lisboetas; depois, no Pavilhão Regionorde, em Mirandela, a favor das transmontanas, que assim empataram a final.
Juliana Silva não chegou a ser lançada pelo treinador Marco Rodrigues, nos três jogos desta final, mas fez parte das cinco jogadoras que contribuíram decisivamente para o sucesso do Sporting ao longo de uma temporada que culminou com a conquista do título nacional.
Natural de Boleiros, Juliana Silva conta apenas 18 anos mas já soma dois campeonatos nacionais em representação do Sporting. Tal como o Derby lhe contou há um ano, a jovem internacional portuguesa também foi campeã nacional em 2028/19.
Juliana Silva: um prodígio de Boleiros para a elite do ténis de mesa nacional
O CTM Mirandela era favorito à partida para o playoff, sobretudo por ter terminado a Fase Regular no 1.º lugar, com 15 pontos de avanço sobre… o Sporting.
As leoas acabaram por reverter o favoritismo das bicampeãs nacionais, vencendo em plena casa das transmontanas, que continuam a ser a formação com mais títulos no sector feminino: 22 campeonatos nacionais contra os 15 das lisboetas.
Além da oureense Juliana Silva, sagraram-se campeãs nacionais Anna Hursey, Diana Gomes, Galia Dvorak e Patrícia Santos, compondo um quinteto treinado por Marco Rodrigues.