
Ana Carolina Oliveira, António Almeida e Roberto Baião representaram Portugal no Mundial de Trail e Montanha, realizado entre 6 e 11 de junho, em Stubai, na Áustria.
A competir na prova de Short Trail, os três representantes do trail running oureense concluíram este curto em posições meritórias, sobretudo tendo em conta que esta foi a prova de estreia num Mundial da modalidade.

A dupla de atletas do Clube Desportivo de Espite cotou-se entre os melhores portugueses em prova: António Almeida fechou no 82.º lugar da geral, sendo o 4.º representante de Portugal a cruzar a meta final; Roberto Baião foi 93.º classificado e o 5.º melhor português em ação numa distância ao alcance de apenas 153 dos 177 inscritos.

O norueguês Stian Angermund-Vik percorreu o Curto em 4h19m00s, sagrando-se bicampeão mundial da distância. Almeida gastou 5h22m08s; Baião precisou de 5h32m58s para chegar à meta.
A seleção do Reino Unido venceu coletivamente, com França e Itália a fecharam o pódio e Portugal no 14.º lugar deste sector masculino.

Ana Carolina Oliveira, antiga atleta do Fátima Trail Team e atual representante do Furfor Running Project, também esteve em destaque no Short Trail do Mundial, terminando a prova no 91.º lugar do sector feminino com 114 ‘finishers’, com marca suficiente para um 4.º posto entre as atletas portuguesas em prova.
A francesa Clementine Geoffray sagrou-se campeã mundial, concluindo o Curto em 4h53m12s. Inês João foi a melhor portuguesa, marcando 5h52m13s; Carolina Oliveira completou a distância em 6h53m49s.
França sagrou-se campeã mundial, com Suíça e Estados Unidos no pódio e Portugal no 10.º lugar.

