Hélio Santos, antigo guardião de Atlético e Fátima comanda Caranguejeira de primeira

Hélio Santos completou um ano inteiro sem derrotas ao comando do Caranguejeira

Defendeu as redes do Centro Desportivo de Fátima e do Clube Atlético Ouriense e hoje é treinador num emblema histórico de um Concelho vizinho.

Hélio Santos é um treinador em destaque no futebol leiriense, graças ao (bom) desempenho no comando técnico do Clube Desportivo de Caranguejeira.

A ausência fora de tantos anos, que a temporada passada foi como que uma segunda estreia nestas andanças. Uma segunda vida que o clube não desperdiçou.

Depois dos problemas que motivaram o célebre Caranga a alterar o seu próprio nome e emblema, e após uma incursão pelas provas da Fundação INATEL, o agora denominado Clube Desportivo de Caranguejeira voltou a filiar-se na Associação de Futebol de Leiria.

A temporada 2021/22 assinalou o regresso às provas federadas… e às grandes conquistas, a relembrar saudosos tempos em que o clube se elevou até aos campeonatos nacionais.

Na época passada, já sob o comando de Hélio Santos, o Caranguejeira fechou a 1.ª Fase como a 4.ª melhor entre as 8 equipas da Série B da 1.ª Divisão Distrital, o equivalente ao segundo escalão da Associação de Futebol de Leiria.

Não deu para disputar o Apuramento do Campeão e consequente promoção à Divisão de Honra, mas chegou para moralizar as tropas e atacar a conquista do Grupo B da 1.ª Distrital, prova destinada às equipas que não se qualificaram para a luta pela subida.

Vencedor da respetiva série ao final das seis jornadas desse Grupo B, o Caranguejeira passou com sucesso pelos quartos e pelas meias-finais, vencendo a final da Marinha Grande, por expressivos 4-0 sobre o Caseirinhos, com poker de Remi Mendes, jovem jogador com passagem pela formação do Centro Desportivo de Fátima.

O Caranga abriu a temporada a conquistar o Torneio das Vindimas organizado pelo Centro de Cultura e Desporto de Caxarias

A temporada 2021/22 terminou com festa de arromba e Hélio Santos renovou por mais uma. Um ano depois, a evolução continua.

O formato competitivo está diferente, mas o bom desempenho do Caranguejeira mantém-se. Em 2022/23, sobem diretamente os vencedores das séries A e B, mais o 2.º melhor classificado entre as duas. E esse sairá sempre da série do Caranga.

A três jornadas do fim da prova, a turma de Hélio Santos está na luta pela subida à Divisão de Honra, escalão máximo do futebol leiriense. Está a 4 pontos dos lugares de acesso, com 9 por disputar.

A missão está difícil, mas (ainda) não é impossível. Isto porque o Caranguejeira ainda vai defrontar os dois primeiros. A 21 de maio, visita o líder Valeo Nazaré (7 pontos de avanço); a 28 do mesmo, recebe o Sport Lisboa e Marinha (4 pontos acima), terminando o campeonato com uma deslocação a casa do Santo Amaro, atual 5.º classificado.

Seja qual for o desfecho desta temporada, o Clube Desportivo de Caranguejeira será sempre uma das equipas-sensação do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão.

Mesmo não encarando a subida como objetivo principal e com um plantel maioritariamente composto por jogadores sem grande experiência competitiva, Hélio Santos conseguiu elevar o clube a um patamar superior em termos de qualidade de jogo.

E os números também não enganam: sob o comando do antigo guardião, o Caranga completou um ano inteiro sem derrotas no campeonato. Mais: perdeu apenas 4 dos últimos 40 desafios, somando 26 vitórias e 10 empates neste período.

Ao que o Derby apurou, Hélio Santos já terá uma proposta de renovação em cima da mesa, mas prefere aguardar pelo desfecho da temporada para ponderar e decidir sobre o futuro da sua carreira de treinador principal.

Os campeões do Grupo B da 1.ª Distrital na temporada passada

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais notícias