A 13 de maio todos os caminhos vão dar a… Ferreira do Zêzere, mais precisamente ao Pavilhão Municipal da Capital do Ovo, palco da grande final da Taça Distrital de futsal sénior masculino.

Frente a frente, os oureenses do Grupo Desportivo da Ribeira do Fárrio e os escalabitanos do Vitória de Santarém, num duelo agendado para as 18 horas deste sábado, com casa a rebentar pelas costuras.

Campeão distrital em 2020/21, o GRUDER vai tentar conquistar mais um título para o seu palmarés, diante de um adversário ainda atordoado pela polémica que impediu o Vitória de Santarém de celebrar a conquista do Campeonato Distrital.

Quis o calendário que estas duas equipas se defrontassem uma semana antes da grande final. Foi no último sábado, com triunfo para o Vitória de Santarém: 7-5 para uma formação que só não conquistou o campeonato por conta dos famigerados 60-0 infligidos pelo Mação Futebol Clube aos únicos três jogadores que representaram o Benavente Futsal.

Os factos ocorridos em Mação levaram a própria direção da Associação de Futebol de Santarém a reconhecer-se “envergonhada perante o sucedido” e a garantir que “não vai homologar o resultado desse jogo, pelo que nem reconhece o campeão distrital” ditado pelo resultado do jogo em questão.

Broncas à parte, sábado é dia de festa. A festa da Taça, disputada por dois clubes com pergaminhos na modalidade. GRUDER e Vitória de Santarém são velhos conhecidos, com um histórico de confrontos intenso mas salutar.

Ainda no último sábado e logo após o jogo entre ambos, dirigentes, treinadores e jogadores de ambos os clubes associaram-se numa manifestação de sentimento de injustiça perante o sucedido, com o GRUDER a render guarda de honra aos adversários, como se os mesmos tivessem acabado de conquistar o título.

O saldo da temporada em curso pende para os escalabitanos, que venceram os oureenses nos dois duelos do Campeonato: 6-4 na Freixianda; 7-5 em Santarém. E também ganharam em Tomar, nas meias-finais do Troféu Luís Boavida: 5-3.

Atenção, porém, que as contas gerais ainda vertem a favor do GRUDER: segundo dos dados gentilmente ‘cedidos’ ao Derby pelo zerozero, no total dos embates entre os dois clubes, contam-se 5 triunfos oureenses contra 4 dos rivais.

Um pormenor: três dos quatro triunfos do Vitória aconteceram no decurso desta temporada. Antes, o GRUDER somava cinco vitórias consecutivas sobre este adversário.

A estatística vale o que vale. Futsal é o momento. E o momento está a chegar. Sábado há tira-teimas uma Taça Distrital para conquistar.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *