A correr actualmente como atleta individual e à beira dos 40 anos, Jorge Vieira é natural de Olival e é praticante de trail running desde 2013, com incursões em trail endurance desde 2015. No passado dia 25, atingiu aquilo que ele próprio define como “o auge da carreira desportiva”, ao tornar-se no primeiro atleta oureense a correr as 111 Milhas Terras de Sicó, mítica prova do Circuito Nacional de Endurance XL, da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP).
“A ideia das 100 milhas já vem desde há 2 anos. A minha experiência adquirida nesta década permitiu-me superar as adversidades deste enorme desafio. As condições atmosféricas ajudaram, os voluntários da organização foram impecáveis e a preparação foi eficiente. Foi fantástico cortar esta meta!”, explica o atleta oureense, em declarações exclusivas ao Derby.
Jorge Vieira demorou 31 horas e 56 minutos a concluir este percurso circular de 181 km pela Serra de Sicó, com inicio e término em Condeixa. Numa prova com 91 atletas à partida… mas apenas 66 à chegada, o olivalense foi 29.º classificado na geral e 11.º no escalão M40.
“O objectivo agora é ser finisher do Circuito de Endurance XL e vou tentar fazê-lo em junho, nas 100 milhas do Oh Meus Deus – Ultra Trail da Serra da Estrela”, revela Jorge Vieira, que promete não se ficar por aqui, pois compete assiduamente por todo o país nas provas dos circuitos de trail e ultra trail, tendo já participado numa grande prova internacional, mais precisamente em Montreaux, tal como o Derby lhe contou na notícia publicada a 2 de agosto do ano passado.