Espite consolida estatuto entre os melhores: 4.º lugar no Nacional Trail Ultra

O Clube Desportivo de Espite apostou forte no Campeonato Nacional de Trail Ultra e voltou a colocar-se entre as melhores equipas masculinas de Portugal. Ao contrário do que aconteceu em Valongo, na temporada passada, os oureenses não conquistaram um lugar no pódio, mas sempre conseguiram terminar entre os quatro primeiros.

O 4.º lugar deixou os oureenses muito perto do pódio, um resultado que seria uma aspiração legítima, caso a equipa  estivesse na força máxima. Pelo contrário, o Desportivo partiu para Sever do Vouga sem dois runners de peso: António Almeida (por motivos profissionais) e Filipe Costa (lesionado) não puderam dar o respetivo contributo à equipa.

Coube a Roberto Baião liderar a formação oureense, fechando a prova no 13.º lugar da geral individual, com André Ribeiro (15.º) e Pedro Ribeiro (19.º) igualmente entre os 20 melhores atletas em prova. Micael Costa (61.º), Margarida Pestana (89.º) e Sofia Vieira (140.º) também representaram o Clube Desportivo de Espite nesta prova de 55 quilómetros.

Roberto azarado
Sem António Almeida, vice-campeão nacional em título, nem Filipe Costa, 11.º classificado em 2022, o Espite apostou as fichas em Roberto Baião, Medalha de Bronze na edição anterior deste Campeonato Nacional de Trail Ultra. Só que o atleta de Santiago do Cacém esteve em ‘dia não’, protagonizando uma prova atabalhoada, com erros de cálculo no percurso e uma queda condicionante. Ainda assim, deu para o 13.º posto, com muito sacrifício e grande sentido coletivo, empurrando o Clube Desportivo de Espite para o 4.º lugar, com a preciosa colaboração de André Ribeiro e Pedro Ribeiro.

Margarida Pestana no Top 10 com pódio de escalão
A atleta do Clube Desportivo de Espite esteve evidência no sector feminino, concluindo a prova no Top 10: 9.º lugar da geral feminina, com pódio de escalão e ‘Medalha de Bronze” em F35.

Mais oureenses
O Fátima Trail Team também participou no Campeonato Nacional, concluindo no 23.º lugar entre as 34 equipas que conseguiram fechar classificação no sector masculino, graças aos desempenhos de Fábio Lamas (105.º), Sérgio Vieira (121.º) e André Pereira (175.º).

O fatimense Francisco Reis (48.º) liderou o Atlético São Mamede, conduzindo a formação masculina ao 15.º lugar coletivo. Os oureenses Rui Gonçalves (131.º) e André Ferreira (170.º) também representaram este emblema do Concelho da Batalha.

Campeões nacionais
André Rodrigues sagrou-se campeão nacional, sucedendo ao companheiro de equipa Miguel Arsénio, numa prova que ambos discutiram praticamente até aos últimos instantes. Juntos, contribuíram decisivamente para que o EDV – Viana Trail conquistasse o título de campeão nacional no sector masculino, repetindo a proeza de 2022.

No sector feminino, deu-se a consagração de Inês João, do Saca Trilhos Anadia, formação que também se sagrou campeã nacional a nível coletivo. Ercília Machado, internacional portuguesa especialista de crosse e meio fundo, campeã nacional de corta mato pelo Sporting Clube de Portugal, dedica-se agora ao trail running, tendo terminado este Campeonato Nacional no 2.º lugar da geral feminina, em representação do OCS Arrábida Team.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais notícias