Rejeita o epíteto de equipa-sensação mas a verdade é que o ‘seu’ Vasco da Gama pode ficar a 1 ponto do líder Riachense… se vencer o Vilarense no Derby de Ourém. Este domingo, há jogo grande em Vilar dos Prazeres, num duelo que pode ajudar a definir o futuro dos dois emblemas oureenses.

O Vasco da Gama vai a casa do Vilarense com 8 pontos de avanço e a noção de que pode dar mais um passo firme rumo à próxima fase, durante a qual as melhores equipas da 2.ª Distrital vão lutar pelo acesso ao escalão principal. Apesar do avanço pontual e de uma sequência de jogos com 22 pontos em 24 possíveis, Tiago Silva… mete água na fervura, recusando embandeirar em arco: “Ainda não alcançámos os nossos objetivos e sabemos que no futebol tudo muda de um momento para o outro.”

Derby – O Vasco da Gama chega ao Derby com o Vilarense com 3 vitórias consecutivas e 7 nas 8 jornadas anteriores, com apenas 1 empate pelo meio. Aliás, só perdeu 1 vez, a 23 de outubro, com o Riachense. E ainda tem o melhor ataque da Série B. É justo dizer que o Vasco da Gama é a grande revelação deste campeonato?
Tiago Silva – Olhando a essa estatística, sim podemos dizer que temos feito até ao momento um bom campeonato, mas não nos consideramos a grande revelação. Temos muita ambição de crescer semanalmente, treino a treino, jogo a jogo e é isso que temos feito desde o início. Queremos continuar assim, a crescer cada vez mais de forma a consolidar os nossos objetivos, estamos cientes que ainda temos muito a fazer para os alcançar.

Derby – Vem de um triunfo categórico sobre o Caxarias, noutro Derby de Ourém, mas já lá vão três semanas sem competição. Tem sido fácil manter o moral dos jogadores e capitalizar todo este estado de graça?
Tiago Silva – Sim, foi uma vitória importante antes da paragem, foi o início da 2.ª volta e conseguimos conquistar os 3 pontos. Apesar de entrarmos na paragem do campeonato com o entusiasmo de uma vitória, esta paragem não favorece as equipas que se encontram num bom momento, o foco dispersa sempre. Tivemos o cuidado de preparar muito bem o retomar do campeonato e sabemos da importância que tem este primeiro jogo após a paragem, independentemente do adversário.

Derby – Ganhando o Derby de Ourém ao Vilarense, o Vasco da Gama fica a 1 ponto do líder Riachense, que empatou ontem em casa da Liga de Ortiga. É um desafio ainda mais determinante, sobretudo porque está em causa a liderança?
Tiago Silva – Entramos em campo sabendo o resultado do Riachense, mas isso não vai mudar nada o nosso foco para o jogo com o Vilarense. Neste momento, queremos conquistar os nossos 3 pontos em cada jogo, dependemos de nós para conseguir os nossos objetivos e é isso que nos dá moral. A liderança da série não é objetivo, não é falado entre nós. A ‘nossa liderança’ é manter em cada jogo o nosso nível competitivo, melhorar ainda mais o nosso futebol e sentirmo-nos bem dentro do campo, procurar os fatores que permitem conquistar a vitória no jogo.

Derby – Muito mudou desde o derby da 1.ª volta, sobretudo na equipa do Vilarense, que tem novo treinador. É uma dificuldade acrescida para o Vasco da Gama ou acredita que este adversário não mudou assim tanto desde o último desafio entre ambos?
Tiago Silva – Sim, sem dúvida que muita coisa mudou. O facto de terem um treinador novo permite haver uma mudança e a própria paragem pode ter permitido isso. Mas a este nível, e por haver muitos momentos instáveis dentro das equipas, o nosso foco é somente a nossa equipa. Queremos jogar o jogo para o qual trabalhamos semanalmente nos treinos. E sabemos que, se o conseguirmos, estamos mais perto da vitória, do sucesso, da conquista dos 3 pontos. Quando o jogo começar, aí sim fazemos uma rápida análise sobre o adversário e quais as suas dinâmicas, e os nossos jogadores já estão preparados para receber esse feedback.

Derby – Uma vitória do Vasco da Gama deixa o Vilarense a 11 pontos. A equipa tem essa noção? De que um triunfo neste desafio garante uma vantagem praticamente irrecuperável para um adversário direto na corrida aos lugares de subida?
Tiago Silva – Uma vitória do Vasco da Gama permite apenas e só ao Vasco da Gama somar 3 pontos. O nosso foco é naquilo que fazemos para nós e não nas consequências que podem trazer a nossa vitória ao adversário. Queremos caminhar sólidos nesta segunda volta do campeonato. As vitórias servem para isso, para que o caminho seja cada vez mais firme. Ainda não alcançámos os nossos objetivos e sabemos que no futebol tudo muda de um momento para o outro. A magia é mesmo essa.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *