
O Clube Desportivo de Espite pulverizou grande parte das classificações no Desafio dos Picos do Açor, o evento mais importante da agenda do trail running para o fim de semana passado, em termos de participação de formações oureenses.
A formação feminina deste emblema oureense conquistou a classificação coletiva nos 32km, a distância máxima e prova rainha de um evento composto por mais dois circuitos. A equipa masculina não fez por menos: repetiu o triunfo na distância máxima e também venceu nos 10km. Melhor ainda: juntos, elas e eles venceram a classificação para equipas combinadas nos 32km.
É verdade que o Espite só não celebrou a vitória coletiva nos 18 km, mas até nessa distância acabou por ter motivos para festejar: Marco Francisco venceu a classificação geral individual. Foi o melhor entre 388 ‘finishers’ e levou também ele a bandeira do Desportivo ao 1.º lugar do pódio.
Nos 10 km, não houve vitória individual… mas quase: Micael Costa foi o segundo mais rápido da geral, entre os 128 atletas que cruzaram a meta. Juntamente com Arnaldo Santos 87.º) e Ricardo Marques (10.º), o atleta e presidente levou o clube ao 1.º lugar da classificação coletiva neste mini trail.
Nos 18 km, Rafael Matias (22.º) e André Barros (27.º) ajudaram Marco Francisco (1.º) a colocar o Desportivo de Espite no 2.º lugar entre as 28 equipas que conseguiram fechar classificação na distância intermédia.

Nos 32 km, destaque para Roberto Baião (3.º), António Almeida (4.º) e Pedro Ribeiro (17.º), o trio de atletas que ajudou este emblema oureense a ganhar a classificação coletiva por equipas masculinas. No sector feminino, destacaram-se Margarida Pestana (5.º), Rute Martins (9.º) e Sara Pedrosa (10.º), contribuindo decisivamente para mais uma vitória do Clube Desportivo de Espite a nível coletivo.
Um Concelho bem representado
O Clube Desportivo de Espite levou três dezenas de atletas à Serra do Açor, mas não foi o único representante do Concelho de Ourém. Ama(dores) Trail Team, Fátima Trail Team, Ourém Vida Team e Serra D’Aire Trail Team também marcaram presença, mas nem todas conseguiram fechar classificação coletiva
No sector feminino da distância intermédia, o Fátima Trail Team assumiu (e bem) a representação de Ourém, sagrando-se vencedor, graças aos contributos de Joana Gonçalves, Joana Gordo e Sílvia Jorge.
No sector masculino, o Ama(dores) fechou no 4.º lugar, com os fatimenses imediatamente a seguir. Carlos Simões (20.º), Patrício Gaspar (29.º) e João Saraiva (55.º) fecharam a classificação da formação de Urqueira; Ernesto Pereira (28.º), Ricardo Vítor (42.º) e Sérgio Gameiro (49.º) garantiram o 5.º lugar para o Fátima Trail Team.
Na prova rainha, só o Fátima Trail Team fechou classificação, além do Espite, que se sagrou vencedor. David Costa (36.º), Nuno Maurício (57.º) e Fábio Lamas (69.º) elevaram aos fatimenses ao 10.º lugar entre as 34 equipas classificadas.
Os oureenses Francisco Reis (19.º) e André Ferreira (82.º) correram os 32km em representação da formação batalhense do Atlético de São Mamede.