Diana Silva voltou a ser decisiva em mais um momento histórico da Seleção Nacional de Portugal, desta vez contribuindo com um dos golos da vitória sobre a Bélgica, na 1.ª ronda do playoff de qualificação para o Mundial’2023.
A goleadora fez o primeiro golo do desafio, aos 29 minutos, a passe de Joana Marchão, outra atleta com passado ligado ao Clube Atlético Ouriense. A marca da importância histórica deste emblema na afirmação do futebol feminino é inquestionável, aliás, já que até o golo da vitória foi apontado por outra antiga estrela do clube: Fátima Pinto.
Com este triunfo, Portugal segue em frente no playoff, tendo encontro marcado com a Islândia, na 2.ª eliminatória, a disputar na próxima terça-feira, em Paços de Ferreira, a partir das 18 horas, com transmissão em direto na RTP.
Portugal qualifica-se para o Mundial’2023 se vencer a Islândia ou se for uma das duas melhores seleções entre as três que estão a disputar o playoff europeu. Caso perca e figure como a pior das três, Diana Silva e companhia terão uma última oportunidade, via playoff intercontinental, a disputar na Nova Zelândia.
A Seleção Nacional já marcou presença no Euro’2017 e no Euro’2022, mas nunca conseguiu qualificar-se para um Campeonato do Mundo.