O Atlético Ouriense enfrenta uma temporada verdadeiramente desafiante na Liga BPI, por força da alteração imposta pelo novo modelo competitivo.
A partir da temporada que se avizinha, o escalão máximo do futebol feminino português passa a impor uma 1.ª Fase disputada entre 12 clubes, sem qualquer divisão geográfica, jogada a duas voltas num total de 22 jornadas.
O 1.º classificado é declarado campeão, enquanto o último desce automaticamente à 2.ª Divisão Nacional. O antepenúltimo (10.º) e o último (11.º) vão jogar um playoff com o 2.º e o 3.º do escalão inferior, através do qual só dois destes quatro clubes garantem um lugar na Liga BPI em 2023/24.
Tendo como principal objetivo a permanência no escalão máximo, o Atlético Ouriense aponta a um lugar entre os 9 primeiros, ao final da 1.ª Fase. Caso não consiga classificar-se numa destas posições, terá a oportunidade de disputar o playoff pela permanência. Proibido mesmo? Só ficar em último ao fim das 22 jornadas.
O sorteio está definido: a 1.ª jornada está agendada para 11 de setembro e o Atlético Ouriense dá o pontapé de saída diante do Sporting Clube de Portugal.