Foto Arquivo Derby

Um golo de Lucas Jacinto, outro de Afonso Pereira e dois de Filipe Gabriel renderam a terceira vitória consecutiva do Centro Desportivo de Fátima e colocaram a subida de divisão à distância de um triunfo sobre o Moçarriense, já na próxima quinta-feira, na penúltima jornada.

O Fátima foi ganhar a Foros de Salvaterra, derrotando o Grupo Desportivo Forense por 4-1. Com este resultado, a formação comandada por Kata consolidou a posição de subida, beneficiando igualmente da derrota do Entroncamento Atlético Clube em casa do Moçarriense.

Os Águias voam mais alto
A turma de Alpiarça garantiu a promoção à 1.ª Distrital, ao golear o Espinheirense, por 4-0, na antepenúltima jornada da Fase de Apuramento do Campeão. Sobram duas vagas para três equipas e o CD Fátima está em posição privilegiada para fazer a festa.

Contas à vida
Aliás, os grenás podem subir já esta quinta-feira, se vencerem o Moçarriense, no Estádio João Paulo II. Em caso de vitória, o CD Fátima fica com 3 pontos de avanço sobre este adversário direto, garantindo desde logo vantagem também no confronto direto.

Na melhor das hipóteses, o Moçarriense terminaria o campeonato em igualdade pontual com os fatimenses, mas estes teriam sempre vantagem graças ao empate a zero na 1.ª volta desta fase.

Isto porque o primeiro critério de desempate constante no Regulamento das Provas Oficiais da Associação de Futebol de Santarém consagra é “o número de pontos alcançados pelos clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram”.

Os grenás também festejam a subida se vencerem o Moçarriense e o Entroncamento perder em casa com Os Águias, uma vez que passam a somar 4 pontos de avanço sobre os ferroviários, quando ficam a faltar disputar apenas 3.

Cautelas e caldos de galinha
Apesar do otimismo evidente, a matemática aconselha prudência perante a eventualidade de as três equipas ainda na luta poderem terminar a prova… com os mesmos pontos. A este nível, será decisiva a pontuação específica no ‘minicampeonato’ entre Entroncamento, Fátima e Moçarriense.

Neste contexto, só falta mesmo jogar-se o duelo entre Fátima e Moçarriense para fechar estas contas. O Entroncamento está com 6 pontos (venceu Fátima e Moçarriense em casa), o Fátima soma 4 (venceu Entroncamento em casa e empatou na Moçarria) e o Moçarriense também leva 4 (empatou com o Fátima e bateu o Entroncamento, ambos em casa). O vencedor do Fátima-Moçarriense ganha este ‘minicampeonato’ com 7 pontos; se der empate, a vantagem vai para o Entroncamento e será preciso recorrer a outros critérios para desempatar fatimenses e moçarrienses…

Cai o pano sobre a época
O futuro imediato do Centro Desportivo de Fátima joga-se nos próximos dias. Quinta-feira, há duelo em casa, diante do Moçarriense, na penúltima jornada da prova; domingo, cai o pano com uma visita a Alpiarça, que pode até já ser realizada… em ritmo de passeio.

Classificação gentilmente “cedida” pelo zerozero.pt
Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *