Confirmando o seu percurso verdadeiramente ascensional, Ana Sofia Costa acaba de ver confirmada uma subida meteórica ao 3.º lugar do ranking mundial de Boccia, no escalão feminino da categoria BC3 individual.
A tabela da Bisfed – Boccia International Sports Federation, eleva a paratleta do Centro João Paulo II ao pódio internacional, uma proeza justificada pela vitória na Taça do Mundo, realizada recentemente no Brasil e devidamente noticiada pelo Derby.
Aliás, precisamente na grande final dessa competição, Ana Sofia Costa derrotou aquela que ainda se mantém como a líder do ranking mundial. Nada mais, nada menos que a paratleta brasileira Evelyn de Oliveira.
“A Bisfed é a federação internacional que tem a tutela do boccia a nível mundial. São eles que gerem e organizam as competições, formações e tudo o que diz respeito ao boccia a nível mundial”, explica-nos David Henriques, treinador do Centro João Paulo II, instituição fatimense onde a recém-sagrada campeã nacional aprendeu tudo o que sabe sobre a modalidade.
Regresso ao Brasil na mente
A vitória na Taça do Mundo colocou Ana Sofia Silva na rota do Campeonato do Mundo, a disputar igualmente em Terras de Vera Cruz. “O ranking é atualizado após cada competição sancionada pela Bisfed. Não tenho a certeza, mas acho que a Ana estava no lugar 24 antes do Brasil. Com essa Medalha de Ouro, o salto foi enorme e muito importante para a possível presença no Campeonato do Mundo, em Dezembro. Esse sim, dá o título oficial de campeã do mundo”, revela o treinador.
Para o Campeonato do Mundo, apuram-se “os quatro campeões regionais (Europa, Ásia, América e África)”, sendo que “os restantes 12 lugares serão atribuídos aos primeiros do ranking que não conseguiram apuramento direto”.
Formada no Centro João Paulo II
Ana Sofia Costa é natural de Maceira, Concelho de Leiria, mas reside no Centro João Paulo II, em Fátima, onde tomou contacto com o Boccia desde muito cedo, por influência de David Henriques. Nos últimos anos, vem formando uma parceria de sucesso com a oureense Celina Gameiro, oficialmente designada como sua Parceira de Competição, em grandes palcos como os Jogos Paralímpicos de Tóquio, a Taça do Mundo no Brasil ou o Campeonato Nacional de Portugal.