O Atlético Ouriense deu um passo de gigante rumo à permanência no escalão máximo da Associação de Futebol de Santarém, ao bater o União de Almeirim, um dos adversários diretos nesta luta férrea pela manutenção.
Tico (4’) e Gameiro (54’) deram avanço aos oureenses, Capeto ainda reduziu para os visitantes (68’), mas a turma de Pedro Gil conseguiu mesmo a terceira vitória consecutiva na 1.ª Distrital, garantindo desde já que não vai baixar aos lugares de despromoção previstos pelo regulamento.
Ao vencer o União de Almeirim, o Atlético aumentou para 12 pontos a vantagem sobre este rival, penúltimo classificado no campeonato. Faltam precisamente 4 jornadas e os mesmos 12 pontos, sendo que os oureenses têm vantagem no confronto direto e também na diferença de golos, em relação a este rival.
Na pior das hipóteses, o Atlético já só pode descer à 2.ª Distrital se o Coruchense cair do Campeonato de Portugal. Mas só um verdadeiro desastre pode trazer tal consequência. Isto porque o emblema da Caridade aumentou para 8 pontos a distância em relação ao Ferreira do Zêzere, formação acima da linha de água mas em posição de risco face à eventual descida do Coruchense.
Em termos práticos, o Atlético garante a manutenção no próximo fim de semana se o Coruchense garantir a manutenção no Campeonato de Portugal. Caso os ribatejanos desçam, os oureenses vão ter de saber gerir a vantagem de 8 pontos para os ferreirenses.
Foto: Nuno Henriques