Centro de Cultura e Desporto de Caxarias e Clube Desportivo Vilarense encerram a temporada este domingo, disputando mais um duelo entre equipas oureenses, desta vez no Campo da Chã.

Em declarações exclusivas ao Derby, Nuno Rodrigues, treinador do Caxarias, anteviu “um grande jogo”, entre “duas equipas que quiseram dar valor a jogadores formados nos clubes do município, mas esquecidos no Concelho”.

Derby – O que se pode esperar de um derby entre Caxarias e Vilarense, tendo em conta o campeonato que as duas equipas realizaram?
Nuno Rodrigues – Estou convicto que vamos ter um grande jogo em Caxarias! Na minha opinião, existem vários pontos a ter em conta relativamente a este jogo: o primeiro é que é um derby, pelo que podemos esperar uma partida repleta de sentimento, um jogo disputado com muita paixão.

Depois, devemos ter em conta, olhando um bocadinho para o que foi o campeonato destes clubes, que estamos perante duas equipas completamente novas: o Vilarense, que surge este ano depois de muitos anos sem equipa sénior; e o Caxarias, que quis mudar o seu paradigma, depois de vários anos a lutar pela subida sem ter obtido sucesso.

São duas equipas que quiseram dar valor a jogadores formados no clube e no município, mas esquecidos no Concelho. Este trabalho não é fácil de realizar e demora algum tempo até que os resultados surjam, pois estamos perante jogadores que estão sem competir há vários anos.

Posto isto, penso que ambas as equipas chegam a este jogo no seu melhor momento e com o objetivo claro de ganhar o jogo. O Vilarense porque quer somar a primeira vitória no campeonato; e nós, que vamos fazer de tudo para conquistar a primeira vitória em nossa casa, perante os nossos fiéis adeptos.

Derby – Quais os pontos forte e fracos de ambas as equipas?
Nuno Rodrigues – Os pontos fortes e fracos são muito semelhantes nas duas equipas. Por exemplo, ambas revelaram imensas dificuldades em fazer golos, ou melhor, em concretizar as oportunidades que criaram durante todo o campeonato.

Relativamente aos pontos fortes que encontro também nas duas equipas, um deles prende-se pela capacidade de resiliência. Os jogadores que realizaram este caminho do início ao fim, que somaram derrotas fim-de-semana atrás de fim-de-semana, e que agora chegam ao último jogo, são sem dúvida alguma grandes homens e verdadeiros guerreiros.

Derby – Qual é a importância de finalizar a temporada com uma vitória perante os vossos próprios adeptos?
Nuno Rodrigues – Este jogo é extremamente importante para nós, por isso mesmo. Os meus jogadores querem muito ganhar perante os nossos adeptos. É algo referenciado constantemente no nosso balneário, mas infelizmente esse objetivo tem fugido de forma um pouco inexplicável, semana após semana. Surge agora uma derradeira oportunidade antes do fecho da época e vamos ter que a agarrar com todas as nossas forças. Nós olhamos para este jogo como se fosse o primeiro da próxima época.

Valter Calafate, treinador do Vilarense, também abordou o derby com o Caxarias, em declarações disponíveis aqui.

O desafio entre CCD Caxarias e CD Vilarense tem início às 16 horas e o Derby conta-lhe tudo o que precisa de saber sobre estas duas equipas. Para ler e reler, na bancada de Chã, de preferência!

Texto | António Adão Farias
Fotos | Pedro Pereira

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *